Em momentos de crise, as empresas devem reforçar rapidez e agilidade em paralelo para aproveitar as oportunidades
A Etsy é uma empresa de e-commerce conhecida por conectar artesãos individuais diretamente com os consumidores. Mas quando o CEO Josh Silverman ouviu no início de abril que máscaras seriam um elemento crucial na luta da população em geral contra a pandemia do novo coronavírus, ele mobilizou vendedores – e rápido. Poucos dias após o lançamento das diretrizes de saúde pública, a Etsy tinha mais de 20 mil vendedores com máscaras prontas. Como disse Silverman: “Foi como se acordássemos e de repente fosse a Cyber Monday, mas todo mundo queria apenas um produto, e era um produto que basicamente não existia duas semanas antes”.
Esse exemplo destaca dois drivers interdependentes que permearam o ambiente global de negócios durante a pandemia: rapidez e agilidade. As vendas da Etsy também destacam o que é possível quando empresas usam ambos os drivers simultaneamente. Embora muitos varejistas estejam com dificuldades, a receita da Etsy para o segundo trimestre de 2020 aumentou mais de 130%. A pesquisa acadêmica e a experiência mostram que o caso da Etsy não é único; a rapidez e agilidade organizacional influenciam significativamente o desempenho da empresa.