Um dos maiores obstáculos para uma boa tomada de decisão é a dificuldade de definir bem o problema. Invocar o poder da narrativa e uma estrutura de história simples pode ajudar a garantir que as equipes estejam resolvendo o problema certo
No final de 2021, assim como muitas empresas, um pequeno fabricante europeu de ferramentas de precisão estava enfrentando dificuldades em contratar e reter talentos. Os executivos da empresa chegaram a uma solução: criar um espaço social mais atraente para incentivar a colaboração informal. Mas quando o chefe de recursos humanos apresentou o plano ao conselho (que incluía um dos coautores deste artigo), os diretores ficaram perplexos. Eles não tinham ideia de qual problema essa mudança deveria resolver.
Olhando para trás, a questão era compreensível. A liderança não havia explicitado a extensão dos desafios de recrutamento da empresa ou demonstrado a conexão entre o espaço social e a atração e retenção de pessoas. Em vez de buscar aprovação para esse novo espaço, eles precisariam discutir a melhor maneira de tornar a empresa um lugar mais atraente para trabalhar ou, de forma mais ampla, como reunir o talento de que precisavam, dada a crescente concorrência por talentos em todos os setores.