Centro de formação executiva focado em liderança, inovação e curadoria de conteúdos para líderes e gestores do futuro.

Conheça mais

O portal brasileiro da faculdade de gestão do MIT, trazendo conteúdo de qualidade e confiável sobre o tema.

Você está aqui

Acesso a estudos exclusivos e materiais de ensino produzidos pela faculdade de negócios de Harvard.

O portal referência em negócios na China, endossado pela universidade de negócios Cheung Kong.

O CNEX faz parte do ecossistema Atitus. Conhecimento, tecnologia e inovação. Conectadas com o mesmo propósito: o seu futuro.
19 min de leitura

Superando o paradoxo do inovador

Embora muitos executivos afirmem gostar de ideias radicais, quanto maior o risco e a incerteza, mais céticos esses “destemidos” se tornam. Felizmente, há estratégias para contornar a situação

Jeff Dyer, Nathan Furr e Mike Hendron
29 de julho de 2024
Superando o paradoxo do inovador
Link copiado para a área de transferência!

Ter boas ideias é essencial para inovar, mas elas são apenas metade do caminho. Garantir recursos para executar uma ideia é tão importante quanto e, com certeza, mais difícil. O inventor Nikola Tesla, por exemplo, teve várias ideias inovadoras, como motores de indução, telegrafia sem fio, rádio e controle remoto, mas morreu pobre por não conseguir os recursos para colocá-las no mercado. Thomas Edison, por sua vez, provavelmente menos brilhante que Tesla, morreu rico e famoso porque era bom nas ideias e em obter apoio para transformá-las em realidade.

Todo criador enfrenta o chamado “paradoxo do inovador”. Quanto mais inovadora ou radical for a ideia, mais difícil obter apoio para ela. Muitos potenciais apoiadores, como chefes, sócios e investidores, embora afirmem gostar de ideias radicais, ficam inseguros à medida que o risco e a incerteza aumentam. A dificuldade de persuadir os demais sobre seu potencial faz com que muitas grandes ideias não saiam do papel. Em geral, os patrocinadores querem alguma comprovação da viabilidade antes de entrar no barco. A capacidade de superar o paradoxo do inovador é o segredo do sucesso, seja numa empresa, seja num novo empreendimento.

Um reboot em sua estratégia
Este conteúdo faz parte da edição #5 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Jeff Dyer, Nathan Furr e Mike Hendron
Jeff Dyer é professor de estratégia da Brigham Young University, EUA. Nathan Furr é professor de estratégia e inovação do Insead, França. Mike Hendron é professor-associado de empreendedorismo da BY University.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui