
Neste episódio, o podcast “O futuro vem do futuro” recebe Daniel Martin Ely – vice-presidente executivo da Randoncorp, COO da Rands, colunista da MIT SMR Brasil e autor do livro O Líder em Transformação –, para uma conversa sobre suas experiências e visões sobre a adaptação dos líderes à nova realidade digital.
Quando questionado pelo Lara Silbiger e Douglas Souza, respectivamente head de produtos editoriais e CEO da MIT SMR Brasil e do CNEX , sobre os desafios de promover mudanças culturais e digitais nas organização, Ely destaca que a essência do “líder em transformação” vai além da simples adoção de novas tecnologias. “Exige a criação de uma cultura organizacional que coloque o desenvolvimento humano e a inovação no centro.”
Durante o episódio, a discussão se aprofunda na definição de uma liderança transformadora, ressaltando a importância da adaptabilidade, visão estratégica e habilidade para inspirar equipes diante de crises – como as vivenciadas durante a pandemia de covid-19. Ely também enfatiza que, para liderar na era digital, é crucial que as empresas abandonem práticas ultrapassadas e se abram para novos métodos de gestão e comunicação, capazes de engajar e alinhar colaboradores mesmo em momentos de incerteza.
Os desafios da mudança cultural são abordados com exemplos práticos das experiências de Ely na Randon. Ao relatar como superou resistências internas e externas, o episódio destaca que a transformação não é um evento pontual, mas um processo contínuo, que exige constante atualização, aprendizado e disposição para reinventar modelos tradicionais.
Além dos desafios da liderança individual, o convidado e os apresentadores também dialogam com a perspectiva apresentada na coluna do próprio Daniel Martin Ely no portal da MIT SMR Brasil e que inspirou parte da discussão. “Estamos entrando em uma nova era empresarial, onde a vantagem competitiva não reside mais na força de uma única empresa, mas na sincronia de um ecossistema bem estruturado.”
O episódio “Em transformação: a liderança no gerúndio” oferece uma rica fonte de insights para líderes e gestores que buscam se adaptar a um mundo em rápida mudança. A conversa inspira profissionais a repensar suas estratégias, combinando a inovação tecnológica com uma abordagem humanizada e colaborativa. É também um convite para que cada organização se torne parte ativa de um ecossistema dinâmico, onde a verdadeira vantagem competitiva se constrói na rede de parcerias e na capacidade de inovar continuamente.