Pode parecer perda de tempo, mas um estudo mostra que treinar o time para detectar imprecisões melhora seu trabalho – e ajuda a afinar a colaboração entre humanos e máquinas. Entenda a importância do atrito
Como todo mundo sabe, o ChatGPT, da OpenAI, tanto empolgou como acrescentou desafios para os gestores desde seu lançamento em novembro de 2022. As lideranças corporativas logo entenderam que é imenso o potencial de aplicação dos grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) nos negócios. Mas as preocupações a respeito de questões como vieses, imprecisão e falhas de segurança neles se multiplicam, limitando a confiança nesses modelos.
Nesse contexto, a abordagem responsável ao uso de LLMs é essencial para a adoção segura da IA generativa. Já há consenso de que humanos devem permanecer no controle (cenário em que a supervisão e a intervenção humanas colocam o algoritmo no papel de um aprendiz em treinamento). Há consenso de que princípios de IA responsável precisam ser estabelecidos o quanto antes.