10 min de leitura

Liderando a disrupção em um negócio estabelecido

Uma ambição de crescimento compatível abre as portas para o empreendedorismo e a inovação

Andy Binns, Michael L. Tushman e Charles O’Reilly III
30 de julho de 2024
Liderando a disrupção em um negócio estabelecido
Link copiado para a área de transferência!

Poucos duvidam que algo extraordinário aconteceu na Nvidia, já que o preço de suas ações aumentou mais de 8.000% na última década. A empresa hoje ocupa o 10º lugar no ranking das empresas mais valiosas do mundo, graças a sua transformação de líder mundial em processadores gráficos a líder em computação para inteligência artificial (IA) e carros autônomos. O CEO Jensen Huang subverteu a ideia de que empresas não podem se reinventar e reiventar suas indústrias pela inovação radical.

A Nvidia não é um ponto fora da curva – é um dos exemplos mais evidentes da tendência em alta de grandes corporações liderarem a inovação radical. Entre elas está a LexisNexis, que se tornou líder precoce em analytics de big data ao criar um negócio de bilhões de dólares, maior do que a empresa original, de informações jurídicas. Outra, a Deloitte Consulting, está desafiando o modelo centenário de consultoria com a Deloitte Pixel, novo modelo de talento aberto. A Best Buy transformou suas lojas de varejo em uma empresa de tecnologia para idosos. E a MasterCard deixou de só processar cartões de crédito e se tornou uma empresa de soluções de pagamento digital.

(Re)Descubra seus KPIs
Este conteúdo faz parte da edição #11 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Andy Binns, Michael L. Tushman e Charles O’Reilly III
Andy Binns é diretor da Change Logic, consultoria em inovação estratégica com sede em Boston. Michael L. Tushman é professor da Harvard Business School. Charles O’Reilly III é professor da Stanford Graduate School of Business. Este artigo se baseia em um capítulo do livro Corporate Explorer: How Corporations Can Beat Startups at the Innovation Game (Wiley, 2022).

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui