15 min de leitura

Paranoia e pragmatismo: a receita de sobrevivência das empresas de consultoria e direito

A adoção desse pensamento ajuda os líderes a se manterem vivos e alertas, mesmo com tantas mudanças e ameaças na dinâmica de mercado

Julian Birkinshaw e David Lancefield
30 de julho de 2024
Paranoia e pragmatismo: a receita de sobrevivência das empresas de consultoria e direito
Link copiado para a área de transferência!

As empresas de serviços como consultoria e direito estão ameaçadas de quebrar há muito tempo. Em 2015, Richard e Daniel Susskind previram que a tecnologia causaria um “declínio constante na necessidade de profissionais tradicionais de carne e osso”. Mas as coisas não aconteceram como previsto. Em consultoria e direito, as firmas estabelecidas permanecem tão influentes e lucrativas como sempre. Além disso, surgiram novos nomes, potencialmente influentes. Alguns fracassaram, outros ganharam posições de nicho fortes, mas nenhum desafiou, e muito menos derrubou, a ordem existente. A maioria dos líderes estabelecidos usou uma ampla gama de estratégias e táticas para se adaptar às ameaças.

Tal como acontece em muitas indústrias, esses mercados de serviços profissionais são dominados por um pequeno grupo no topo e um grande número de empresas de nível inferior que operam a sua sombra. Os gigantes da consultoria incluem McKinsey, Boston Consulting Group e Bain. Accenture e Capgemini dominam o setor de empresas de base tecnológica. As quatro grandes da contabilidade são Ernst & Young, Deloitte, KPMG e PwC. No direito, o nível superior inclui os cinco escritórios londrinos informalmente conhecidos como Magic Circle (Linklaters, Clifford Chance, Freshfields, Allen & Overy e Slaughter and May), além dos americanos Kirkland Ellis, Latham Watkins e DLA Piper.

Como navegar em um mar de riscos
Este conteúdo faz parte da edição #15 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Julian Birkinshaw e David Lancefield
Julian Birkinshaw é professor de estratégia na London Business School, onde também é vice-reitor. David Lancefield é estrategista e coach e ex-sócio sênior da PwC.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui