A adoção desse pensamento ajuda os líderes a se manterem vivos e alertas, mesmo com tantas mudanças e ameaças na dinâmica de mercado
As empresas de serviços como consultoria e direito estão ameaçadas de quebrar há muito tempo. Em 2015, Richard e Daniel Susskind previram que a tecnologia causaria um “declínio constante na necessidade de profissionais tradicionais de carne e osso”. Mas as coisas não aconteceram como previsto. Em consultoria e direito, as firmas estabelecidas permanecem tão influentes e lucrativas como sempre. Além disso, surgiram novos nomes, potencialmente influentes. Alguns fracassaram, outros ganharam posições de nicho fortes, mas nenhum desafiou, e muito menos derrubou, a ordem existente. A maioria dos líderes estabelecidos usou uma ampla gama de estratégias e táticas para se adaptar às ameaças.
Tal como acontece em muitas indústrias, esses mercados de serviços profissionais são dominados por um pequeno grupo no topo e um grande número de empresas de nível inferior que operam a sua sombra. Os gigantes da consultoria incluem McKinsey, Boston Consulting Group e Bain. Accenture e Capgemini dominam o setor de empresas de base tecnológica. As quatro grandes da contabilidade são Ernst & Young, Deloitte, KPMG e PwC. No direito, o nível superior inclui os cinco escritórios londrinos informalmente conhecidos como Magic Circle (Linklaters, Clifford Chance, Freshfields, Allen & Overy e Slaughter and May), além dos americanos Kirkland Ellis, Latham Watkins e DLA Piper.