15 min de leitura

Acertando o ritmo da música

Alternar momentos de conexão e de isolamento é essencial para a solução de problemas

Ethan Bernstein, Jesse Shore e David Lazer
29 de julho de 2024
Acertando o ritmo da música
Link copiado para a área de transferência!

Durante um concerto, todos sabem, o maestro rege a orquestra orientando, entre outras coisas, o ritmo da música, que é uma combinação de som e silêncio. De maneira análoga, no ambiente de trabalho são os líderes que regem suas equipes, estabelecendo os padrões de interação ativa (“som”) e de trabalho individual (“silêncio”) que criam o ritmo de colaboração dos funcionários. 

Esse ritmo tem se tornado cada vez mais complexo e difícil de controlar, em razão da atual quantidade de ferramentas digitais de colaboração, tais como Slack, Teams/Skype, Chatter, Yammer, Jive, Zoom, Webex, Klaxoon e outras, além de apps de mensagens instantâneas, e-mails e SMS. Pesquisas mostram que os executivos gastam hoje 23 horas por semana em reuniões, e a consultoria McKinsey estimou que os trabalhadores de conhecimento chegam a despender 65% de seu dia comunicando-se e colaborando com outros.

Colaboração de alto impacto
Este conteúdo faz parte da edição #2 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Ethan Bernstein, Jesse Shore e David Lazer
Ethan Bernstein é professor associado de administração de empresas da Harvard Business School, onde estuda o impacto de ambientes de trabalho cada vez mais transparentes no comportamento e no desempenho dos funcionários. Jesse Shore é professor assistente de sistemas de informação da Questrom School of Business, ligada à Boston University. Estuda redes sociais e inteligência coletiva. David Lazer é professor emérito de ciência política e ciência da computação da Northeastern University e pesquisador visitante do Institute for Quantitative Social Science da Harvard University. Ele pesquisa ciências computacionais, inteligência coletiva e desinformação.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui