A 14ª edição da MIT Sloan Management Review Brasil tem como tema principal a influência da tecnologia na gestão
Não tenho certeza se esta é a primeira vez que Dylan é citado nesta revista, mas é bem provável que sim, e isso merece registro. Um verso dele, tirado da música Like a Rolling Stone, aparece no artigo do Bruno Stefani sobre venture building, citado pelo Max Carlomagno: “When you ain’t got nothing, you got nothing to lose”, traduzível como “quando não tem nada, você não tem nada a perder”. Juntando isso com conhecimentos vindos da economia comportamental, segundo a qual temos mais medo de perder do que ganas de ganhar, conseguimos uma explicação sintética para boa parte dos problemas que as empresas tradicionais vêm enfrentando nessa transição para a nova economia: elas – seus gestores, na verdade – têm muito a perder e não querem sofrer tais perdas de jeito algum.
Ter consciência disso deve ajudar em alguma coisa, a gente espera. Mas há outras coisas que ajudam também. Eu me refiro a conhecimentos e, especificamente, a metodologias que nos apoiem para correr riscos limitados de perdas. Ferramentas baseadas em dados, pesquisas, experimentos etc. – como são as ferramentas que esta revista compartilha – costumam aumentar o grau de confiança nas tomadas de decisão relativas a iniciativas da nova economia, sejam elas iniciativas de criar novos negócios, de inovar em produtos / serviços / processos, de lidar com pessoas e tecnologias do modo mais responsável possível ou outras quaisquer.