Quando as ameaças surgem, os gestores devem ir além das técnicas testadas e comprovadas de apoio: precisam abordar preocupações divergentes e construir confiança
Os gestores sempre precisaram de orientação para lidar com seus funcionários em momentos de extrema incerteza. A pandemia de covid-19 é a crise global que define a nossa geração, mas não é a primeira a acontecer nem será a última. A incerteza e a volatilidade continuam a abalar os ambientes de trabalho ao mesmo tempo que a pandemia recua e a instabilidade econômica e política global se aproximam, agravando os sentimentos de insegurança dos funcionários. Nesse ambiente em mutação, as abordagens tradicionais de gestão e liderança são insuficientes.
As pesquisas existentes sobre liderança durante crises geralmente se concentram em estratégias gerais para a organização e centradas em executivos de alto escalão, deixando os gestores diretos com pouca orientação sobre a melhor forma de apoiar os funcionários. Para resolver essa lacuna, fomos direto à fonte, perguntando aos funcionários o que eles querem, precisam e esperam de seus gestores em tempos de incerteza. Perguntamos: “O que seu supervisor poderia fazer (ou fazer mais) para ajudar a aliviar a incerteza que surgiu como resultado da pandemia?”. No total, 287 participantes, de organizações de diversos tamanhos e setores, responderam com 398 comentários únicos.