4 min de leitura

“Habilidados”: a primeira série sobre fluência em dados do Brasil

Criada pelo Social Good Brasil, a série é a realização de um sonho rumo à democratização da educação em dados no país, abordando o tema de forma leve e completamente acessível

Fernanda Bornhausen
30 de julho de 2024
“Habilidados”: a primeira série sobre fluência em dados do Brasil
Este conteúdo pertence à editoria Tecnologia, IA e dados Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

“Em meu último artigo, compartilhei a grande novidade do Social Good Brasil para 2021: a Jornada de Educação em Dados. Como uma bússola para pessoas e organizações navegarem conosco pelo oceano de dados, a jornada contempla várias etapas. E é com alegria que venho anunciar mais um grande passo rumo à democratização da educação em dados no país.

Em novembro de 2020 tive uma ideia às 6h e mandei mensagem para a incrível Chai Oliveira, advogada, analista de sistemas e uma voluntária da nossa organização. Ela topou o desafio e, no Festival SGB do ano passado, o nosso grande evento anual de encontro da comunidade e parceiros, lançamos a pré-estreia de “”Habilidados””.

A premissa era simples: como falar de dados sem falar de dados? Trazer temas importantes que fazem parte do nosso dia a dia como a leitura de dados em gráficos e tabelas aos mais desafiadores como proteção de dados contra golpes no WhatsApp e vazamentos. Assim surgiu a ideia de “Habilidados”, uma série para tornar ainda mais acessível à fluência em dados, que acreditamos ser essencial para enfrentar os desafios do mundo digital e para o futuro do trabalho.

Desde o início do ano, o time Social Good Brasil, a produtora Voucher Musical e o nosso querido fellow e médico-terapeuta, Rogério Malveira, abraçaram o projeto, que finalizou as gravações há menos de um mês. O resultado você poderá conferir a partir do dia 19 de julho, no canal do Youtube do SGB.

A primeira temporada terá oito episódios, baseados nas sete competências da metodologia inovadora e exclusiva do Social Good Brasil. O primeiro episódio traz o questionamento: “Será que o celular está nos ouvindo?”. E os seguintes serão lançados por lá, quinzenalmente, às segundas-feiras.

O diferencial de “Habilidados” será desmistificar o mundo dos dados, relacionando competências técnicas e humanas com experiências cotidianas. De forma leve e divertida, a série terá a missão de ser a porta de entrada para todas as pessoas, de diferentes idades, que estão buscando aprender a viver na era dos dados. A série também contará com tradução de libras e legendas para pessoas surdas em português.

Jornada de educação em dados SGB

O lançamento da série integra a Jornada de Educação em Dados SGB. Esse é o primeiro passo da nossa rota de navegação, uma forma das pessoas começarem a explorar o oceano de dados, cheio de mistérios, mas que tem uma responsabilidade coletiva de se cuidar.

Dali, as pessoas podem seguir evoluindo, seja acessando outros conteúdos, como os vídeos do Festival SGB, o maior evento de tecnologia e dados para impacto social do Brasil, uma curadoria que chamamos de Festival 365, para ver o ano todo.

Também é possível qualquer pessoa descobrir o nível de fluência em dados a partir da autoavaliação SGB, um teste de múltipla escolha que pode ser feito em menos de dez minutos. Ao finalizar, você receberá um e-mail personalizado com recomendações para seguir aprendendo.

Ainda tem dúvidas de que Educação em Dados é para você? Deixo aqui o convite para continuar a conversa nas redes sociais do SGB, interagindo com conteúdos feitos para você iniciar essa jornada de aprendizado.

Muito obrigada pela leitura. Todo feedback é super bem-vindo. Até a próxima.

Gostou do artigo da Fernanda Bornhausen? Saiba mais sobre educação em dados assinando gratuitamente nossas newsletters e ouvindo nossos podcasts na sua plataforma de streaming favorita.“”

Fernanda Bornhausen
Fernanda Bornhausen é membro do conselho de administração do Grupo Cometa e do seu comitê de inovação, vice-presidente do conselho da Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), co-founder e diretora da consultoria Clear Inovação e conselheira da MIT Sloan Review Brasil.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui