Com a análise de dados especificamente direcionada, as empresas podem reduzir sobrecarga, atrito e outros custos de colaboração — e aumentar as recompensas para todos
A colaboração permite que as empresas atendam melhor os clientes, reajam logo a ambientes em mutação e inovem rapidamente. Mas quando uma organização aumenta a colaboração adotando tecnologia, estrutura ou método novos, acaba acrescentando interações consumidoras de tempo e energia a uma carga de trabalho já grande. E o desempenho de todos piora, em vez de melhorar. Devido ao leque de tecnologias que nos conectam, ao aumento de operações globais integradas e à necessidade de uma abordagem multidisciplinar para oferecer produtos e serviços complexos, esse problema só fez aumentar na última década. A maioria dos trabalhadores de conhecimento e líderes gasta cerca de 85% do tempo em reuniões ou respondendo a e-mails e telefonemas. E, com as empresas sendo pressionadas para ser mais ágeis, a tendência é sobrecarregar os funcionários com exigências de colaboração em busca de uma organização em rede. O resultado disso? Menor produtividade e eficiência, menos criatividade e qualidade, mais atritos.
Esse cenário pode ser melhorado com a ajuda do analytics de colaboração, que tem conseguido gerar resultados visíveis em todos os tipos de empresa. Usá-lo para tornar as atividades colaborativas mais transparentes ajuda as organizações a identificar e explorar impulsionadores que antes passavam despercebidos – seja de receita, de inovação ou de competências.