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Starbucks: o aumento salarial anti-sindicalização é uma estratégia míope?

Um fórum de especialistas convidado pelo MIT SMR nos Estados Unidos discutiu a questão recentemente. Confira os principais pontos de vista

Fórum de Estratégia do MIT SMR
30 de julho de 2024
Starbucks: o aumento salarial anti-sindicalização é uma estratégia míope?
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A sindicalização está em alta nos Estados Unidos. Os trabalhadores vêm sendo bem-sucedidos em se organizar para pleitear mudanças, em uma gama variada de empresas e indústrias. De pilotos e comissários de bordo a trabalhadores do varejo na Amazon e na Target, os profissionais estão exigindo mais da gestão corporativa.

Até o momento, funcionários de mais de 250 unidades da rede de cafés Starbucks assinaram petições pleiteando eleições sindicais, com adesões quase diárias ao processo por parte das lojas e fortes reações da liderança corporativa. A Starbucks demitiu mais de 20 líderes sindicais, e o CEO Howard Schultz continua a se posicionar contra a sindicalização, oferecendo aumentos apenas para os empregados de unidades não sindicalizadas. Esse movimento inspirou a discussão de maio do MIT Sloan Management Review Strategy Forum, que se baseou na pergunta: “A iniciativa da Starbucks de aumentar os salários dos trabalhadores não sindicalizados é uma estratégia míope?”. Você confere a discussão a seguir.

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Os líderes do Fórum são: Raffaella Sadun (@raffasadun) é professora de administração de empresas na unidade de estratégia da Harvard Business School. Sua pesquisa se concentra na economia da produtividade, gestão e mudança organizacional. Timothy Simcoe é professor associado de estratégia e inovação na Questrom School of Business da University of Boston. Annamaria Conti é professora associada de estratégia na University of Lausanne e atua como coeditora do Journal of Economics & Management Strategy.

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