As rotinas adotadas pelos astronautas em suas viagens e missões espaciais trazem vários insights que ajudam a adaptação ao trabalho em casa
Os dois anos de pandemia nos ensinaram muito sobre trabalhar em casa, remotamente. Para muita gente, essa modalidade chegou para ficar. O ambiente doméstico, porém, não vai deixar de apresentar desafios, então é sempre bom recorrer ao conhecimento de outras áreas que podem nos ajudar a melhorar nossas rotinas.
Assim como nas naves e estações espaciais, o trabalho em casa também consiste de longos períodos de atividade em espaços muitas vezes pequenos, com a sobreposição de tempo pessoal e profissional e interações sociais presenciais limitadas com os colegas de trabalho. Muitos profissionais, durante a pandemia, relataram ter perdido a noção básica de quando começam e terminam os dias: em uma pesquisa no Reino Unido, mais de 80% dos entrevistados disseram ter sentido mudanças em sua percepção de tempo durante a pandemia do coronavírus. A ausência de uma transição clara dos dias de semana no escritório para os fins de semana em casa pode desorientar qualquer um.