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O que o Ocidente pode aprender com o sucesso do e-commerce da China

O sucesso das lives de e-commerce na China ilustra a diferença entre os consumidores chineses e os ocidentais ao lidar com as marcas online

Michael Wade e Jialu Shan
30 de julho de 2024
O que o Ocidente pode aprender com o sucesso do e-commerce da China
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Pergunte a qualquer ocidental sobre livestreaming e, se ele tiver mais de 25 anos, certamente devolverá um olhar inexpressivo. Se for da Geração Z, pode mencionar games ou vídeos do TikTok. Faça a mesma pergunta na China e provavelmente a resposta terá a ver com e-commerce.

Livestreaming é simplesmente uma transmissão ao vivo pela internet, como um webinar ou um jogo de videogame (como no Twitch). Se juntarmos livestreaming e e-commerce teremos o live commerce, em que acontecem interações entre vendedores e compradores em tempo real. Basicamente é uma nova versão dos antigos infomerciais que costumavam passar na TV, exceto pelo fato de hoje serem dinâmicos, animados e aparecerem no horário nobre.

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Michael Wade e Jialu Shan
Michael Wade é professor de inovação e estratégia na Business School do IMD, na Suíça, onde ocupa a cátedra Cisco de digital business transformations. Seus livros mais recentes são Orchestrating Transformation (DBT Center Press, 2019) e Digital Vortex (DBT Center Press, 2016); Jialu Shan é pesquisador no Global Center for Digital Business Transformation, formado pelo IMD e pela Cisco.

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