Está claro que as grandes marcas vacilaram; isso faz com que as empresas de pequeno e médio porte possam ganhar espaço no novo ambiente de consumo
A Covid-19 já teve um impacto enorme na vida dos consumidores e nas marcas. As regras sobre ficar em casa, mudanças radicais na demanda por determinadas categorias de produtos, canais de distribuição insuficientes e dificuldades da cadeia de fornecimento no caso de algumas empresas têm causado disrupções nos comportamentos típicos das pessoas e feito com que consumidores façam suas compras de um jeito novo.
Isso é importante para marcas, especialmente líderes de mercado nas suas categorias, porque humanos são econômicos na cognição, o que significa que usamos atalhos mentais para guiar nossos julgamentos e nossas decisões. Em relação ao comportamento de compra, uma vez que uma rotina numa loja ou a preferência por uma marca é estabelecida, isso se torna um hábito e é difícil mudar. Em tempos normais, ganhar a atenção do consumidor e colocar o holofote nas métricas que analisam o comportamento de consumo eram iniciativas caras que costumavam estar além de orçamentos e capacidades de marketing de muitas marcas pequenas e médias.