fb

Futuro

4 min de leitura

Como será a era pós-digital?

A próxima era será caracterizada por uma forte pressão, à medida que clientes, funcionários e a sociedade em si falarem abertamente sobre suas demandas

18 de Setembro

Compartilhar:
Artigo Como será a era pós-digital?

Atualmente, a tecnologia digital já é uma prioridade estratégica para todos os negócios. O estudo Accenture Technology Vision 2019 conversou com mais de 6.600 executivos de negócios e de TI ao redor do mundo e mostra que, para 94% dos entrevistados, o ritmo da inovação tecnológica em suas organizações se acelerou ao longo dos últimos três anos – para uma parte deles, acelerou-se significativamente, inclusive.

Dada a priorização coletiva da tecnologia digital, cedo ou tarde todas as empresas chegarão ao mesmo ponto de virada – aquele momento em que a tecnologia da era digital deixa de ser uma vantagem competitiva e se torna algo esperado de todas as empresas. Em outras palavras, o cenário digital vai se igualar para todos.

E, então, o que virá depois disso? Como será esse novo mundo 'pós-digital'? Uma das suas principais características será a busca constante das empresas pelo próximo diferencial competitivo.

As companhias já têm que lidar com um novo nível de expectativas de seus consumidores, funcionários e parceiros de negócios. Antes, elas ofereciam duas versões diferentes de um mesmo bem ou serviço, depois 10 versões e depois 100 versões, tudo graças ao poder do digital para a customização em massa. O sucesso das empresas com esse tipo de abordagem criou a ilusão de que elas conseguem atender a qualquer necessidade, não importa quão customizada ela seja.

As organizações que quiserem atender a essas expectativas crescentes terão que transformar a ilusão em realidade. A próxima era será caracterizada por uma forte pressão, à medida que clientes, funcionários e a sociedade em si falarem abertamente sobre suas demandas. Agora, isso também vai criar oportunidades excepcionais para quem conseguir entregar a experiência certa no momento certo.

Como lidar com as realidades do futuro pós-digital

A era pós-digital será caracterizada por realidades individuais para cada consumidor, funcionário e parceiro de negócios. E cada momento será uma oportunidade de contribuição para as companhias. Nesse novo contexto, experiências customizadas já não serão suficientes. Será importante que as empresas entreguem experiências individuais a fim de atender expectativas digitalmente maduras.

As empresas que estiverem dispostas a enfrentar esse desafio terão que entender que não estão sozinhas em seus processos de transformação digital. As pessoas também mudaram. Clientes, funcionários e até concorrentes potenciais irão refletir realidades pós-digitais diferentes. Nossas cinco tendências procuram entender como será o mundo pós-digital a partir do ponto de vista desses grupos - fundamentais para o sucesso de qualquer companhia - e das tecnologias que ajudarão as empresas que quiserem liderar essa nova fase de inovação.

"Um mundo pós-digital não significa que o digital irá acabar. Muito pelo contrário, estamos fazendo uma nova pergunta: à medida que todas +as empresas desenvolvem sua competência digital, qual será o SEU diferencial?"

@PaulDaugh, CTIO da Accenture. #TechVision2019

Explore nossas tendências

Confira as cinco tendências que serão a base da era pós-digital, segundo nossos estudos:

DARQ Power: Entenda o DNA das novas tecnologias 

As novas tecnologias são catalisadores de mudança. Qual é o novo conjunto de tecnologias que toda empresa terá que dominar? A resposta é DARQ - tecnologia de registro Distribuído (DLT), inteligência Artificial (IA), Realidade estendida (XR) e computação Quântica. As novas tecnologias serão a próxima fonte de diferenciação e de tecnologia disruptiva. À medida que essas tecnologias ganharem maturidade e começarem a convergir, permitirão que as empresas expandam suas capacidades digitais para criar experiências inteligentes e altamente personalizadas e atuais, ajudando a moldar as vidas de seus clientes, parceiros de negócios e funcionários.

Clique aqui para ler mais sobre essa tendência.

Prazer em conhecer: Conquiste novos consumidores e oportunidades únicas 

Interações alavancadas pela tecnologia criam uma identidade tecnológica para cada cliente. Na era pós-digital será fundamental compreender a nova geração de consumidores e entregar relacionamentos individuais e baseados em experiências.

Clique aqui para ler mais sobre essa tendência.

Profissional+: Transforme o local de trabalho ou atrase os funcionários

As pessoas começam a incorporar capacidades impulsionadas pela tecnologia, além das habilidades já existentes para realizar novos tipos de trabalho, de novas maneiras. Agora, as empresas precisam adaptar suas estratégias de tecnologia para incluir a nova realidade do trabalho na era pós-digital.

Clique aqui para ler mais sobre essa tendência.

Segurança para NÓS, Segurança para MIM: Empresas não são vítimas, são vetores

Conexões de negócios impulsionadas por ecossistemas aumentam a exposição das empresas ao risco. Empresas líderes reconhecem que a segurança também precisa desempenhar um papel em seus esforços, já que colaboram com ecossistemas inteiros para oferecer os melhores produtos, serviços e experiências.

Clique aqui para ler mais sobre essa tendência.

Meus mercados: Atenda às demandas dos consumidores em um piscar de olhos

A tecnologia está criando um mundo de experiências extremamente customizadas e feitas sob medida. As empresas precisam se reinventar para encontrar e capturar essas oportunidades.

Clique aqui para ler mais sobre essa tendência.

SOBRE A PESQUISA

Todos os anos, os profissionais da área de Technology Vision e da Accenture Research identificam cinco tendências tecnológicas que vão moldar os negócios nos três anos seguintes.

Compartilhar:

Autoria

Artigos relacionados

Imagem de capa Customização em massa vira a chave para a indústria

Tecnologia e inovação

26 Abril | 2022

Customização em massa vira a chave para a indústria

Sua empresa também pode aproveitar essa tendência para promover a fidelização do cliente; o diretor de desenvolvimento de negócios Pollux, Ricardo Gonçalves, dá as principais diretrizes em entrevista exclusiva

Rodrigo Oliveira

7 min de leitura

Imagem de capa Open insurance no Brasil: o que sabemos até agora

Inovação

29 Março | 2022

Open insurance no Brasil: o que sabemos até agora

A atual agenda de open insurance promete um mercado de seguros com flexibilidade e preços mais baixos. Conheça os desafios e as oportunidades do novo sistema

Rodrigo Oliveira

5 min de leitura

Imagem de capa Karen Abe, da Accenture: “open insurance muda as regras do jogo”

Inovação

22 Março | 2022

Karen Abe, da Accenture: “open insurance muda as regras do jogo”

Diretora da Accenture para Indústria de Seguros no Brasil diz que, nesse mercado, “o consumidor, quer um produto realmente personalizado”

Rodrigo Oliveira

5 min de leitura

Imagem de capa As tendências comportamentais que prometem moldar os negócios em 2022

Business content

22 Fevereiro | 2022

As tendências comportamentais que prometem moldar os negócios em 2022

Relatório Fjord Trends 2022 aponta para o início de uma transformação comportamental. Ivan Lucchini, diretor executivo da Fjord, parte da Accenture Interactive, explica como acompanhar essas mudanças

Rodrigo Oliveira

6 min de leitura

Imagem de capa O futuro do e-commerce B2B no Brasil

Business content

10 Fevereiro | 2022

O futuro do e-commerce B2B no Brasil

Empresas que investirem no e-commerce B2B serão mais competitivas do que a concorrência, segundo Emanuel Di Matteo, diretor geral da Liferay, em entrevista exclusiva

Larissa Pessi

6 min de leitura

Imagem de capa Como garantir empregabilidade no futuro da supply chain

Supply Chain

05 Janeiro | 2022

Como garantir empregabilidade no futuro da supply chain

Nove entre dez executivos da cadeia de suprimentos estão fazendo investimentos moderados a significativos em IA. O que isso significa para oportunidades de trabalho na cadeia de suprimentos?

Rodrigo Oliveira

4 min de leitura