fb

Tendências

3 min de leitura

Covid-19: O que fazer agora e o que fazer depois

Entenda o ambiente de trabalho digital elástico, a maneira de ter produtividade em tempos de pandemia e isolamento social

Accenture

20 de Maio

Compartilhar:
Artigo Covid-19: O que fazer agora e o que fazer depois

A Covid-19 provoca uma crise humanitária e social com velocidade e escala sem precedentes. Traz implicações imediatas e de longo prazo sobre a forma como os cidadãos trabalham e vivem em sociedade. 

Qual a prioridade? É, ou deveria ser, proteger a saúde e a segurança das pessoas, inclusive nos locais de trabalho. 

Os gestores precisam tomar decisões rápidas e bem informadas e agir imediatamente para resguardar suas equipes, assegurando que operações de negócio críticas não sofram interrupção e que a estabilidade social seja mantida.

Como agir agora

A Covid-19 obriga todos a agir agora. Decisões demoradas e ações atrasadas têm impacto imediato e de longa duração sobre a estabilidade dos negócios. 

Para minimizar a disrupção e proteger os funcionários, as empresas precisam dar passos agora – começando nas próximas 24 horas – para iniciar a criação do que chamamos de “ambiente de trabalho digital elástico”. 

Na Accenture, foi adotada a solução e__lastic digital workplace que possibilita um ambiente de trabalho altamente extensível, o qual permite escalar com rapidez e se adaptar de forma dinâmica às mutantes necessidades de negócio com base em condições globais e locais. Fizemos uma progressão de ações, que o leitor pode adaptar para as suas condições:

  • Em 24 horas, avalie a situação atual: analise suas capacidades tecnológicas correntes e sua habilidade para escalar internamente, incluindo plano de comunicação e estrutura de suporte atuais.
  • Em 72 horas , identifique como alavancar tecnologias existentes de forma mais eficiente. Estamos falando das diversas tecnologias, do e-mail às redes sociais internas, se houver, passando pelo WhatsApp e pelos computadores pessoais e nuvens.
  • Em 5 dias, desenvolva um plano de mudança de consciência sobre liderança e cultura: monte um plano de mudança que inclua comunicações encorajadoras da liderança para os funcionários, orientando-os a adotar tecnologias-chave que facilitem as conexões entre membros e líderes de suas equipes nesse novo ambiente.
  • Em 2 semanas , rapidamente, modernize e escale suas capacidades de colaboração e seus planos de engajamento das equipes: estude como expandir sua atuação perifericamente, considere inclusive home office, uma rede de trabalho mais ampla, segurança, melhora de ferramentas e capacidades, e oriente suas equipes a conhecer e a adotar novas formas de trabalho entre si.

O que está no horizonte

Enquanto a Covid-19 é o catalisador para a imediata implementação de um Ambiente de Trabalho Digital Elástico, a previsão é de que a crise alterará a forma como trabalhamos e empreendemos. 

Os líderes devem desenvolver um plano de implementação abrangente para o Ambiente de Trabalho Digital Elástico, com ênfase nas seis dimensões-chave apresentadas a seguir:

Uma ferramenta abrangente

Com foco na facilitação do trabalho e da comunicação entre suas equipes no ambiente virtual, a Accenture utiliza o Microsoft Teams. “Faz uns três anos que começamos a incluir essa ferramenta no dia a dia da empresa. 

Quero dizer, mais que uma ferramenta o Teams é um framework, um jeito diferente de fazer coisas que você já estava acostumado a realizar de outro modo”, afirma Jason Warnke, CIO.

“Da minha perspectiva, é um jeito novo de trabalhar, pois junta Skype, Instant Messenger, SharePoint e outros produtos numa única plataforma”, diz Tony Leraris, diretor-executivo da Accenture. 

Ele admite que foi necessário um certo esforço para se acostumar ao uso da nova ferramenta, pois mudar de comportamento não é fácil. 

Mas a melhora na produtividade foi compensadora e, antes do início de 2020, todos os colaboradores da empresa – quase meio milhão de funcionários espalhados pelo mundo –  tornaram-se usuários ativos do Teams.

Compartilhar:

Autoria

Accenture

Artigos relacionados

Imagem de capa O futuro da atuação jurídica: uma jornada de inovação e adaptabilidade

Tendências

15 Abril | 2024

O futuro da atuação jurídica: uma jornada de inovação e adaptabilidade

Empresas atualmente gastam mais de R$ 20 bilhões por ano em demandas jurídicas. A tendência é que esse valor seja cada vez mais alocado em demandas estratégicas e consultivas, em detrimento de defesas em passivos judiciais. Estão os advogados se preparando para atuar como conselheiros, dotados de uma visão holística dos clientes?

Katsuren Machado

3 min de leitura