O futuro da atuação jurídica: uma jornada de inovação e adaptabilidade
3 min de leitura
A Covid-19 provoca uma crise humanitária e social com velocidade e escala sem precedentes. Traz implicações imediatas e de longo prazo sobre a forma como os cidadãos trabalham e vivem em sociedade.
Qual a prioridade? É, ou deveria ser, proteger a saúde e a segurança das pessoas, inclusive nos locais de trabalho.
Os gestores precisam tomar decisões rápidas e bem informadas e agir imediatamente para resguardar suas equipes, assegurando que operações de negócio críticas não sofram interrupção e que a estabilidade social seja mantida.
A Covid-19 obriga todos a agir agora. Decisões demoradas e ações atrasadas têm impacto imediato e de longa duração sobre a estabilidade dos negócios.
Para minimizar a disrupção e proteger os funcionários, as empresas precisam dar passos agora – começando nas próximas 24 horas – para iniciar a criação do que chamamos de “ambiente de trabalho digital elástico”.
Na Accenture, foi adotada a solução e__lastic digital workplace que possibilita um ambiente de trabalho altamente extensível, o qual permite escalar com rapidez e se adaptar de forma dinâmica às mutantes necessidades de negócio com base em condições globais e locais. Fizemos uma progressão de ações, que o leitor pode adaptar para as suas condições:
Em 2 semanas , rapidamente, modernize e escale suas capacidades de colaboração e seus planos de engajamento das equipes: estude como expandir sua atuação perifericamente, considere inclusive home office, uma rede de trabalho mais ampla, segurança, melhora de ferramentas e capacidades, e oriente suas equipes a conhecer e a adotar novas formas de trabalho entre si.
Enquanto a Covid-19 é o catalisador para a imediata implementação de um Ambiente de Trabalho Digital Elástico, a previsão é de que a crise alterará a forma como trabalhamos e empreendemos.
Os líderes devem desenvolver um plano de implementação abrangente para o Ambiente de Trabalho Digital Elástico, com ênfase nas seis dimensões-chave apresentadas a seguir:
Com foco na facilitação do trabalho e da comunicação entre suas equipes no ambiente virtual, a Accenture utiliza o Microsoft Teams. “Faz uns três anos que começamos a incluir essa ferramenta no dia a dia da empresa.
Quero dizer, mais que uma ferramenta o Teams é um framework, um jeito diferente de fazer coisas que você já estava acostumado a realizar de outro modo”, afirma Jason Warnke, CIO.
“Da minha perspectiva, é um jeito novo de trabalhar, pois junta Skype, Instant Messenger, SharePoint e outros produtos numa única plataforma”, diz Tony Leraris, diretor-executivo da Accenture.
Ele admite que foi necessário um certo esforço para se acostumar ao uso da nova ferramenta, pois mudar de comportamento não é fácil.
Mas a melhora na produtividade foi compensadora e, antes do início de 2020, todos os colaboradores da empresa – quase meio milhão de funcionários espalhados pelo mundo – tornaram-se usuários ativos do Teams.
3 min de leitura
10 min de leitura
4 min de leitura
5 min de leitura
16 min de leitura
7 min de leitura