fb

Transformação digital

6 min de leitura

Estônia: 30 anos de transformação digital e novas oportunidades no horizonte

Há anos, o pequeno país báltico é referência em tecnologia. Laços com o Brasil se estreitaram, o que aumenta as chances de parceria e aprendizado

Raphael Fassoni e Julia Ramos

26 de Junho

Compartilhar:
Artigo Estônia: 30 anos de transformação digital e novas oportunidades no horizonte

Realizar um processo de transformação digital já é difícil em uma empresa, imagine em um país inteiro? Agora, imagine em um país saindo de um período de 50 anos da União Soviética? E o que torna tudo ainda mais fascinante é que o país não só se transformou digitalmente como virou referência em tecnologia, saúde e educação.

Essa revolução na Estônia começou após a independência, em 1991. O país se viu livre, porém pobre e com sérios problemas estruturais.

O (re)início de tudo

Em 1991, os estonianos compararam sua renda per capita com a da Finlândia (país que não foi parte da URSS). Em 1940, era de 1:1. Ou seja, um estoniano podia se considerar tão rico quanto um finlandês. Porém, 50 anos depois, esse mesmo comparativo evidenciou o abismo: a Finlândia era 15 vezes mais rica.

Externo 11-06

Em nosso modelo de transformação holística da Estônia, destacamos uma série de elementos como vontade política, legislação, educação, saúde, ambiente de negócios e investimentos, tecnologia e, principalmente, sociedade civil.

Externo 11-07

É possível também destacar que todo este esforço estava direcionado a alguns objetivos, entre eles o aumento da renda per capita. Para tanto, seria indispensável dispor de uma nova geração de cidadãos e profissionais altamente educados.

Nessa jornada de reinvenção do país, o caminho natural seria reconstruir a estrutura tradicional de administração pública. Porém, a Estônia, à época, não dispunha de recursos nem tempo para tanto. Nesse momento, uma convergência de fatores resulta em uma ousada (e acertada) decisão: sair do passado, pular o presente e ir direto para o futuro.

A estratégia para a transformação digital (e econômica) foi batizada de "e-Estonia" e tinha os seguintes objetivos:

  • Aproveitar a mão de obra capacitada: o país possuía uma alta concentração de profissionais de TI – seu Institute of Cybernetics, (que se tornou a empresa Cybernetica posteriormente) era o principal hub de P&D da União Soviética e serviu de pool de talentos e know-how de 1991 em diante;
  • Desenvolver soluções de baixo custo: com a recente independência, o país não tinha recursos. Até tentou contratar a IBM, mas optou pela estratégia de parceria público-privada com agentes nacionais;
  • Experimentar com inovações;
  • Aprender com erros e acertos de outros países;
  • Não melhorar o que não deve existir: a Estônia vinha de mais de 50 anos sob regime soviético e, em vez de redesenhar processos dentro dessa estrutura burocrática e centralizada, começou com uma folha em branco. "Digitalizar sem desburocratizar é transformar um computador em uma máquina de escrever”;
  • Desbravar a internet desde o princípio. O país teve a oportunidade de redesenhar sua estrutura junto com o surgimento da internet, que seria uma força motora para sua transformação digital;
  • Crescimento econômico: o objetivo era viabilizar desenvolvimento por meio de oportunidades e produtividade, com a tecnologia como meio e tendo como resultado final o aumento da renda per capita;
  • Ecossistema (e inovação aberta): programa e-residency, 20 mil empresas no país, receita de R$ 500 milhões.

Deu certo?

Ao compararmos os dados da década de 1990 com os de hoje, vemos que a Estônia foi muito bem-sucedida em seu desenvolvimento econômico e na construção de um ecossistema digital, inovador e empreendedor, alcançando o 29º lugar no índice de competitividade global do Fórum Econômico Mundial.

Externo 11-08

As conquistas da Estônia tornaram o país reconhecido mundialmente por seus feitos. “Nação digital mais avançada do mundo”, segundo a revista Wired, a Estônia atraiu personalidades importantes de todo o mundo para seu programa de e-Residency, com o intuito de aproveitar o seu ecossistema. Desde políticos, como Shinzō Abe (ex-primeiro-ministro do Japão), Angela Merkel (ex-chanceler alemã), e Barack Obama (ex-presidente americano) até celebridades e outras figuras importantes, como Trevor Noah (apresentador americano), Edward Lucas (editor da Economist), Bill Gates e o papa Francisco.

A Estônia se destaca em várias frentes tecnológicas. Entre elas podemos citar a interoperabilidade de dados, viabilizada pelo X-Road, o sucesso em user experience, com foco na governança pró-ativa nos portais do governo e na identidade e assinatura digitais, a cibersegurança, sendo inclusive sede do Centro de Cooperação para o tema da Otan, e a inteligência artificial, promovida por meio da estratégia KRATT, que permitiu seu uso em mais de 50 casos no setor público.

Estônia e o Brasil

Diversos players do Brasil já conheceram e se conectaram com o ecossistema estoniano, como Banco Itaú, Grupo Boticário, Oi e a RD Station. Ainda são os primeiros passos de uma relação que pode ser muito mais extensa e proveitosa para o Brasil.

Outro fato que evidencia o estreitamento da relação Brasil-Estônia, é o estabelecimento de escritórios do e-Residency no Brasil, como um ponto de coleta do cartão e-residency. Para as empresas do Brasil, a Estônia representa uma janela de oportunidades. O programa de e-Residency permite aproveitar o ambiente de negócios estoniano e a possibilidade para estabelecer relações comerciais com a UE, de forma mais fácil e simplificada.

A combinação de pessoas altamente capacitadas em TI, com a melhor performance empreendedora e competitiva da Europa e um ambiente pró-negócios com infraestrutura digital ideal para a inovação tornam a Estônia um mercado aberto para ideias, crescimento e investimento globais.

É por essa combinação que o visto de startup já atraiu tantos empreendedores do mundo todo, o que já permitiu que empresas brasileiras, como a OriginalMy, expandissem sua atuação para o Báltico. O país com o maior número de unicórnios per capita do mundo é o destino perfeito para empreendedores que buscam expandir seus negócios.

Tendências e desafios

A Estônia é sede, hoje, de nove unicórnios. Quer ter 25 até 2025. Com a estratégia de inteligência artificial Kratt, o país busca elevar sua transformação digital a outro patamar, com o incentivo ao uso e ao desenvolvimento de IA nos setores público e privado e a criação de um ambiente legal para o uso de I.A.

Em termos de infraestrutura, a Estônia, junto com outros países, está investindo na Baltic Railway, uma linha ferroviária verde que tem como objetivo integrar os Países Bálticos à malha ferroviária europeia.

No entanto, a Estônia vem enfrentando alguns desafios. Um deles é a demanda por talentos. Para driblar esse problema, o país busca a atração de estrangeiros, com iniciativas como o "Study in Estonia", o "Work in Estonia" e o próprio Startup Visa. Segundo o Statistics Estonia, mais de 19 mil pessoas imigraram para a Estônia, enquanto aproximadamente 12 mil pessoas deixaram o país.

Com a chegada de tantos novos imigrantes, a adaptabilidade social se torna outro desafio. Segundo o Ministério do Interior da Estônia, o maior desafio é a falta de comunicação entre os imigrantes e os locais. Dessa forma, o governo busca soluções para promover o contato significativo e a integração, a fim de promover o senso de pertencimento a uma fatia que já representa mais de 15% da população.

Outro desafio é a diversificação dos parceiros. A Estônia tem como principais parceiros de comércio exterior a Finlândia e a Rússia, que representam um terço das transações. Com a recente guerra na Ucrânia, esse movimento ficou mais urgente, o que gera oportunidades para outros países em potencial, como é o caso do Brasil.

Takeaways

O ambiente inovador estoniano se tornou conhecido, primeiramente, por sua transformação e pelo governo digital. O "Vale do Silício da Europa" é pioneiro em novas tecnologias e temáticas, como blockchain, cibersegurança e web3. Nunca foi tão fácil para brasileiros estabelecerem negócios no país e aprenderem com o modelo de transformação digital. As portas estão abertas para eles se encantarem com a Estônia, um país pequeno em território mas gigante em tecnologia.

Compartilhar:

Autoria

Raphael Fassoni e Julia Ramos

Raphael Fassoni é empreendedor e consultor de negócios internacionais. Formado em relações internacionais pela UNESP e Universidade de Dresden (Alemanha), tem especializações em consultoria estratégica na Harvard University e liderança pela Stanford University. No Brasil, foi diretor comercial da TOTVS e atualmente como cofundador do Estônia Hub, empresa focada em acelerar a transformação digital e gerar novos negócios e parcerias entre Brasil e Estônia nos setores público e privado. Julia Ramos é graduanda em relações internacionais na ESPM, com especialização em relações governamentais. No Estônia Hub atua na área de novas iniciativas, apoiando novas frentes de atuação da empresa.

Artigos relacionados

Imagem de capa Equipes conectadas são elementos-chave a favor da produtividade e eficiência dos negócios

Transformação digital

16 Outubro | 2023

Equipes conectadas são elementos-chave a favor da produtividade e eficiência dos negócios

Equipes conectadas são elemento-chave a favor da produtividade e eficiência dos negócios.

Redação MIT Sloan Management Review Brasil

3 min de leitura

Imagem de capa 5 aspectos-chave para impulsionar a transformação digital nas organizações

Transformação digital

20 Julho | 2023

5 aspectos-chave para impulsionar a transformação digital nas organizações

Em diferentes indústrias e setores, os gestores devem adquirir conhecimentos e competências para terem sucesso na era digital e aproveitarem as oportunidades que surgem em seus negócios

Wandick Leão Féres, André Luis de Castro Moura Duarte e Thomaz Martins de Aquino

9 min de leitura

Imagem de capa Qual a maturidade de transformação digital de sua empresa?

Transformação digital

07 Novembro | 2022

Qual a maturidade de transformação digital de sua empresa?

Por mais que o setor financeiro invista um bocado em novas tecnologias, clientes ainda não estão satisfeitos

Rodrigo Yuji Sato

2 min de leitura

Imagem de capa A computação quântica pode ser o futuro, mas ela já está entre nós

Transformação digital

17 Agosto | 2022

A computação quântica pode ser o futuro, mas ela já está entre nós

O que antes era quase ficção científica agora é uma realidade que em alguns anos deverá revolucionar o mundo

Marcelo Ferreira e Erico Souza Teixeira

4 min de leitura

Imagem de capa Estônia: 30 anos de transformação digital e novas oportunidades no horizonte

Transformação digital

26 Junho | 2022

Estônia: 30 anos de transformação digital e novas oportunidades no horizonte

Há anos, o pequeno país báltico é referência em tecnologia. Laços com o Brasil se estreitaram, o que aumenta as chances de parceria e aprendizado

Raphael Fassoni e Julia Ramos

6 min de leitura