fb

ESG

6 min de leitura

Mudança climática: risco ou oportunidade? A decisão é da liderança

O mercado de carbono está avançando; confira sete orientações para ter sucesso na agenda ambiental

Suelen Silva e Maria Silvia Monteiro Costa

11 de Julho

Compartilhar:
Artigo Mudança climática: risco ou oportunidade? A decisão é da liderança

O governo federal brasileiro anunciou em maio último a publicação de um decreto para regulamentar o mercado de carbono no Brasil, sustentado pela Política Nacional sobre Mudança do Clima (conhecida pela sigla PNMC, que é a lei número 12.187/2009). Foi criado o Sistema Nacional de Redução de Emissões (Sinare), plataforma digital cujo objetivo é reunir todos os registros nacionais sobre emissões, remoções, reduções e compensações de gases de efeito estufa (GEEs) e o comércio de créditos e certificados envolvidos nas transações. Embora ainda seja necessário aprofundar os termos da regulação, que envolve toda a cadeia de redução de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, o mercado recebeu bem a iniciativa, e ela pode significar um avanço rumo à precificação dos gases do efeito estufa no Brasil.

É verdade que, na maioria, as empresas que pretendem atuar nesse mercado ainda navegam em um mar de incertezas. Mas as que já começaram a traçar seus planos têm a chance de obter vantagens competitivas dentro de um setor considerado extremamente promissor no Brasil. A incipiência do mercado pode ser fator favorável, à medida que permite que a organização que deseja começar projetos com base sólida estruture desde cedo suas áreas, que entrarão em conformidade desde o início das operações direcionadas ao objetivo.

Trazemos aqui sete pontos a serem considerados pelas companhias que já estão pensando em como podem identificar e aproveitar oportunidades de ganhos no novo mercado de compra e venda de carbono.

A boa governança reduz os riscos

O início das coisas sempre é marcado por uma sensação de insegurança, e não seria diferente no mercado de carbono regulamentado. Mas diretrizes estão sendo trabalhadas e vêm surgindo para amparar o mercado rumo a um próximo passo. As empresas precisam se organizar agora para responder a esse movimento, olhando para a sua governança ambiental. É preciso se preparar para os cenários de emissão, compensação e de adequação de metas a fim de responder às questões estabelecidas na plataforma Sinare.

Deve-se mapear oportunidades e riscos

O primeiro passo é fazer inventários de emissão de GEEs para que sejam identificadas eventuais fraquezas e fortalezas no que diz respeito à mitigação de emissão dos gases. É preciso empreender uma verdadeira investigação sobre o comportamento da empresa nessa esfera, tendo como objetivo mapear em que práticas, processos e produtos é possível mitigar riscos e onde dá para aproveitar oportunidades de forma eficiente. O mapeamento é importante para que se descubra as áreas nas quais serão necessários investimentos em inovação e tecnologia, a fim de viabilizar uma transição de matriz energética, que deverá acontecer no médio e no longo prazo.

Dá para antecipar os desafios

Buscar soluções para a compensação e ações de mitigação de emissão dos gases poluidores desde já ajuda a colocar a empresa em um caminho bom, em que não sofrerá com processos de taxação, nem precisará comprar licenças que permitam poluir além do necessário. Esse é um ponto de especial atenção, uma vez que as companhias que não monitorarem suas emissões, e que não tiverem planos de diminuí-las, agora poderão sofrer sanções. Ao se tornarem um risco aos investidores, essas companhias tenderão a sofrer impacto direto nas operações. Lembrando que o risco climático é iminente para todos, o melhor modo de antecipar desafios e mitigar riscos é a união entre empresas e investidores. Juntos, podemos buscar as oportunidades que levem ao avanço de ambos.

Viabilizar o mercado é preciso

Para descobrir quão viável será o mercado de carbono no Brasil, você tem que, primeiro, entender quais são as atividades poluidoras. A Bravo Research, braço de inteligência e pesquisa da Bravo GRC, está desenvolvendo um estudo sobre esse assunto, com dados disponíveis sobre emissões no Brasil a partir do Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Naturais (RAPP). O estudo jogará os holofotes sobre uma fonte de dados valiosa para você definir e alcançar suas metas de redução de emissão de gases de efeito estufa e, dessa maneira, contribuir para que o Brasil atinja as metas com que se comprometeu no Acordo de Paris.

A viabilidade vai depender, em segundo lugar, dos delimitadores do mercado de carbono – ou seja, as regras dentro das quais ocorrerão as negociações. Isso, por sua vez, dependerá do aprofundamento da regulamentação a ser estabelecida pelo governo. Esta precisa ser clara e consistente o suficiente.

Em terceiro lugar, o mercado deve ser impulsionado e ter liquidez e, para isso, tem que contar com a adesão de muitos países. A viabilidade fica mais próxima quando sabemos que pelo menos China, Europa e Canadá já têm iniciativas em precificação de carbono.

Como honrar a agenda 2030

O “novo normal” é a ambição 2030. Não queremos, como País, chegar a esse ano emblemático sem ter batido as metas de descarbonização estabelecidas no Acordo de Paris. Assim, precisamos agir agora. A liderança empresarial é peça-chave para engajar a agenda e cultivar o senso de urgência.

É preciso que os líderes busquem conhecimento sobre a crise climática e aumentar o nível de educação não só de suas empresas como de toda a sociedade. Já dispomos de informação o suficiente para atestar a necessidade de ação.

Pois temos, além da Agenda 2030, movimentos como Stockholm +50 e a própria COP, a conferência do clima das Nações Unidas. Nossa orientação é para que as empresas acompanhem esse movimentos e iniciem suas agendas climáticas olhando para as externalidades negativas. Também devem inserir em seu modelo de negócio estratégias para reduzir e compensar emissões de carbono.

Abrace o capitalismo consciente

Todas as empresas podem direcionar recursos para a conservação ou regeneração do meio ambiente. Preferencialmente, recursos proporcionais ao seu grau de externalidade negativa. Qualquer organização que considere os temas ESG naturalmente já está inserida no chamado capitalismo consciente. E já tem, dentro de si, os conceitos sobre preservação e prosperidade para o planeta e a sociedade.

As empresas que não trazem a visão do capitalismo consciente para a sua operação seguem um padrão: enxergam o tema ESG como uma despesa, um obstáculo, uma distração de baixo valor e, para alguns, uma iniciativa que impacta o business a ponto de descaracterizá-lo. Seus líderes não veem o valor agregado em esforços ESG nem compreendem a responsabilidade de impacto que têm em mãos. Nessas empresas ainda há a crença e o receio de que ESG e sustentabilidade financeira sejam aspectos excludentes, que competem entre si.

É um autoengano. Como a experiência tem comprovado, nempresas que incluem temas sociais e ambientais constroem reputação positiva com seus principais stakeholders, que essa reputação reverte em confiança e, como esta é a base das relações comerciais e financeiras, que os negócios progridem.

As empresas que não são capitalistas conscientes têm uma jornada mais árdua pela frente, já que, culturalmente, não estão preparadas nem disponíveis para a agenda ESG. Esse preparo é o passo mais importante a ser dado e tem a liderança como o principal sponsor.

Os importantes papéis da liderança e da tecnologia

Cabe à liderança construir os alicerces da governança consciente e direcionada, que inicia seu plano de ação identificando a materialidade em sustentabilidade e estudando seu modelo de negócio e seu ecossistema em busca de oportunidades de abançar com os stakeholders e também de reduzir riscos com eles, considerando as prioridades.

É aconselhável incluir a tecnologia como força impulsionadora do ambiente ideal para a tomada de decisões estratégicas. Isso deve acontecer por meio da formação de um banco de dados, de auditoria e de monitoria das atividades, além da criação de indicadores válidos e reconhecidos pelo mercado financeiro. Esse pode ser um caminho sólido a seguir.

Compartilhar:

Autoria

Suelen Silva e Maria Silvia Monteiro Costa

Suelen Silva, head de Research da Bravo. Maria Silvia Monteiro Costa, head de ESG da Bravo.

Artigos relacionados

Imagem de capa Começa a era dos relatórios de sustentabilidade mais rigorosos e transparentes

ESG

01 Março | 2024

Começa a era dos relatórios de sustentabilidade mais rigorosos e transparentes

Novas diretrizes para as prestações de contas obrigatórias demandarão das organizações competências e habilidades que apresentem para investidores e outros stakeholders uma visão mais clara sobre o futuro do negócio. Confira orientações

Richard Barker

13 min de leitura

Imagem de capa Metas ESG ambiciosas fazem bem. Mas sem tirar o pé do chãoAssinante

ESG

31 Janeiro | 2024

Metas ESG ambiciosas fazem bem. Mas sem tirar o pé do chão

Quando as empresas lançam planos mirabolantes para redução das emissões de carbono, será que elas se distanciam da realidade do negócio? Metas realistas podem ser mais adequadas em um primeiro momento. Depois, para ousar, elas podem seguir cinco passos e gerir a tensão de modo estruturado

Kate Isaacs, Jason Jay, Jeremy Gregory e Elsa Olivetti
Imagem de capa A IA também polui – e a hora de lidar com isso é agoraAssinante

ESG

31 Janeiro | 2024

A IA também polui – e a hora de lidar com isso é agora

Se nada for feito, a inteligência artificial pode se tornar uma das maiores emissoras de carbono da economia global. Mas com boas práticas, estratégias eficientes, conscientização e, claro, maior uso de fontes renováveis de energia, esse quadro pode ser revertido. Veja como agir

Niklas Sundberg
Imagem de capa A ilusão dos paradoxos verdesAssinante

ESG

31 Janeiro | 2024

A ilusão dos paradoxos verdes

Escolhas difíceis muitas vezes nos levam a crer que estamos diante de grandezas inconciliáveis. Perguntamo-nos sobre priorizar o lucro ou o desenvolvimento sustentável. Mas... por que não ambos? Veja como fazer

Scott D. Anthony