Conheça o conjunto de técnicas e metas que permitirão construir o marketing do futuro, adequado ao novo contexto – não só físico, mas também digital e social – e baseado em escolhas relativas a ambiente, estratégia, interação, operação e unificação
A s transformações digitais que continuam impactando mercados, instituições, negócios, governos, pessoas e o marketing agora após a pandemia nos deixam vislumbrar um fenômeno com maior nitidez: são as consequências da aceleração do aprendizado em rede dos anos 2020-2022. Nenhuma novidade tecnológica surgiu no período, mas a prática dos negócios mudou muito: o que era incipiente ou apenas um possível futuro se tornou realidade incontornável.
Os sinais de que devemos caminhar para uma nova forma de pensar e fazer marketing se tornaram claros. Alguns deles, até óbvios. Não falamos de certezas como a do uso de tecnologia e dados em marketing, que já é consenso no marketing do presente, mas de respostas a uma pergunta inevitável: agora que as mudanças represadas desde a chegada da internet e do smartphone finalmente aconteceram, o que devemos levar em consideração para construir um marketing que trate do futuro dos negócios e de resultados que vão muito além da exposição da marca? Estamos falando de um marketing com indicadores associados à maior performance das organizações, o que inclui reputação da marca, sim, mas também criação de valor, aumento de volume de transações, lucratividade, inovação etc.