4 min de leitura

Vamos falar de open banking, IA e proteção de dados?

Temporada especial do podcast O Futuro Vem do Futuro conta com participação do Pinheiro Neto Advogados e aprofunda as discussões jurídicas sobre open banking, proteção de dados e regulamentação da IA no Brasil

Pinheiro Neto + MIT SMR Brasil
18 de junho de 2024
Vamos falar de open banking, IA e proteção de dados?
Este conteúdo pertence à editoria Estratégia e inovação Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

Muito se fala sobre como as atualizações feitas pelo Banco Central vão impactar diretamente a vida das pessoas, a economia e o empreendedorismo. Já é possível imaginar que podemos ter o controle da vida financeira nas mãos. Esta é a democratização que faltava para uma diversidade ampla e robusta de serviços.

Na proposta do open banking, os dados bancários passam a pertencer aos usuários e não às instituições bancárias. Com isso, todo o mercado financeiro se beneficia ao mesmo tempo que precisa adotar uma tecnologia padronizada que facilite a portabilidade de dados entre instituições. Nesse sentido, há uma grande evolução e modernização pela qual o sistema financeiro está passando e cuja sociedade será a maior beneficiada.

Porém, com o mundo cada vez mais digital e conectado, não é de hoje que também se discute a importância dos dados em nossa sociedade, sobretudo diante do potencial manipulativo do direcionamento de campanhas publicitárias e oferta de produtos e serviços customizados aos hábitos dos consumidores.

A proteção de dados, por exemplo, é matéria de legislações recentes em diversos países, focadas no conceito da autodeterminação informativa, pelo qual cabe a cada indivíduo o controle e proteção de seus dados pessoais.

Pensando em discutir os impactos de todas essas recentes inovações no dia a dia das empresas, nós da MIT Sloan Review Brasil, em parceria com a Pinheiro Neto Advogados, apresentamos a nova temporada do podcast O Futuro Vem do Futuro, intitulada O futuro é open, que contará com 3 episódios:

Episódio 1: Open banking e o futuro dos pagamentos

Na estreia desta podsérie, Larissa Galimberti e Bruno Balduccini, do Pinheiro Neto Advogados, discutem os impactos e as inovações decorrentes do open banking no Brasil para empresas e cidadãos. Na pauta do dia, o poder das fintechs, o pretenso monopólio dos superApps, o papel do banco Central na regulamentação do novo sistema e as melhorias e pontos de atenção para pessoas físicas e jurídicas. De quebra, Larissa e Bruno projetam o futuro dos pagamentos com Gabrielle Teco, diretora executiva de MIT Sloan Review Brasil.

Episódio 2: Inteligência artificial e potenciais regulamentações

O ano de 2021 foi marcado por uma série de tentativas de regulamentações da inteligência artificial por parte do governo brasileiro – algumas interessantes, outras, nem tanto. Mas será que essa é a melhor hora? No segundo episódio, Gabrielle Teco entrevista Raphael de Cunto e José Mauro Machado, sócios do Pinheiro Neto Advogados, e busca responder à questão que tira o sono dos empresários: o Brasil está maduro o suficiente para determinar os “do’s and dont’s” da IA?

Episódio 3: Gestão e proteção de dados

No terceiro (e último) episódio da trilogia, Gabrielle Teco conversa com André Giacchetta e Ciro Torres Freitas, do Pinheiro Neto Advogados, sobre o tema que mais mexe com a cabeça do C-level hoje: a gestão e a proteção dos dados em circulação. O bate-papo percorre temas como a responsabilização dos vazamentos de dados atuais, a atuação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a espinhosa “”lavagem”” de dados e a segurança necessária para dados que estão na nuvem.

Ouça agora!

O Fórum: Direito Digital é uma coprodução MIT Sloan Review Brasil e Pinheiro Neto Advogados.

Pinheiro Neto
Pinheiro Neto Advogados é um escritório brasileiro com sólida experiência em mais de 40 áreas do Direito Empresarial.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui