fb

Inovação

5 min de leitura

Um novo sinal vital brasileiro

A startup brain4care tem potencial para impactar um bilhão de pessoas nos próximos dez anos com o modelo de negócio SaaS, em vez de se contentar em virar apenas uma empresa que vende equipamentos médicos

Colunista Sagres Brasil

Sagres Brasil

06 de Agosto

Compartilhar:
Artigo Um novo sinal vital brasileiro

Temperatura corporal, frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória são indicadores extremamente importantes para direcionar primeiros socorros, auxiliar o diagnóstico de doenças e orientar intervenções clínicas. Devido a essa relevância, são considerados sinais vitais. Há, ainda, uma ampla discussão se a dor seria ou não o quinto sinal vital.

E se fosse possível mensurar outros indicadores no corpo humano que conferissem dados mais complexos, capazes de identificar e discernir padrões de enfermidades de uma forma mais simples?

Em 1783, os cientistas escoceses Alexander Monro e George Kellie identificaram que a saúde do paciente pode estar correlacionada com a pressão interna exercida pelos volumes dos três componentes intracranianos (encéfalo, sangue e líquor – o fluido que lubrifica o sistema nervoso). Entretanto, o desafio que persistiu até este século reside na dificuldade de medir a pressão intracraniana de forma precisa e não invasiva, assim como medimos outros sinais vitais estabelecidos.

A solução para este desafio está intimamente relacionada com um cientista brasileiro, o professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) Sérgio Mascarenhas. Com publicações e descobertas científicas relevantes, formou mais de seis mil alunos, fundou a Embrapa Instrumentação e participou da concepção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de ser Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês).

Indignação

Em 2005, Mascarenhas foi diagnosticado com a doença hidrocefalia de pressão normal, que causa o aumento da pressão intracraniana devido ao excesso de líquor acumulado na cabeça. Por causa da hidrocefalia, precisou submeter-se a uma neurocirurgia invasiva para implantar uma válvula permanente que retira o excesso de líquido do seu cérebro. O funcionamento é parecido com a válvula de uma panela de pressão.

Indignado com a situação de que os médicos precisaram furar a sua cabeça em pleno século 21, o cientista e professor –  que considera sua cabeça como seu maior valor – empenhou-se em descobrir uma maneira de monitorar a pressão intracraniana de forma não-invasiva.

A primeira ideia que teve foi medir se a superfície externa do crânio sofreria alguma deformação em decorrência da variação da pressão interna do crânio. Com isso em mente, compartilhou a proposta com seu neurocirurgião. A resposta imediata foi que essa tentativa de medição não teria sucesso, pois havia um princípio estabelecido há mais de 200 anos na Medicina que afirmava que o crânio do ser humano adulto era rígido e não expansível.

Entretanto, a física o havia ensinado que nem o núcleo do átomo é rígido. Como um bom cientista, resolveu testar sua ideia.

Nasce uma tecnologia, nasce uma startup

O primeiro experimento contou com um crânio emprestado da UFSCar, um balão de festa, um aparelho de pressão arterial que tinha em casa e um sensor que os engenheiros civis usam há pelo menos 50 anos para medir deformações em vigas de concreto. O procedimento era simples: colocar o balão dentro do crânio, enchê-lo com ar para simular o aumento da pressão intracraniana e utilizar o sensor para medir a deformação na superfície externa do crânio.

O resultado foi que, desafiando ideais estabelecidos, Sérgio Mascarenhas verificou que o entendimento vigente há mais de dois séculos estava errado. A partir da comprovação científica, em colaboração com Gustavo Frigieri – seu então aluno de doutorado na USP, campus de São Carlos –, o professor desenvolveu e patenteou uma tecnologia de monitorização de pressão intracraniana. Em 2014, aos 86 anos, fundou a startup brain4care com ajuda de alguns de seus ex-alunos.

Desafiar os limites continuamente

Guiada pelo propósito de desafiar os limites da medicina para vivenciar histórias de saúde e felicidade, a brain4care acredita que seu núcleo propulsor é fazer investimentos permanentes em pesquisa. Os avanços são tão promissores que a comunidade médica mundial está considerando a possibilidade de um novo sinal vital neurológico. 

Para tanto, a startup segue realizando pesquisas junto a instituições de renome nacional e internacional como USP, UFSCar, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a escola de medicina da Stanford University e a Johns Hopkins University, entre outras. A próxima instituição a se juntar ao circuito de pesquisa será o centenário Hospital Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do Brasil, que, em parceria com a brain4care, irá avançar no conhecimento científico e clínico da monitorização de pressão intracraniana em pacientes pediátricos.

Modelo de negócio inovador

É preciso destacar que o grande diferencial da brain4care é a união da pesquisa científica com um modelo de negócio inovador. E a dimensão da disrupção do modelo de negócio precisaria ser proporcional à dimensão da descoberta científica. Após passar pelo programa de aceleração da Singularity University, que acredita que a brain4care tem potencial para impactar um bilhão de pessoas nos próximos dez anos, a equipe entendeu que não deveria ser a gestora de uma empresa que vende equipamentos médicos.

A disrupção e impacto viriam, na verdade, ao viabilizarem o acesso à monitorização não invasiva da pressão intracraniana ao maior número de pessoas no menor tempo possível. Assim, o hardware tornou-se apenas uma “chave” para acessar uma informação e o modelo de negócio passou a focar no licenciamento de uma plataforma de software como serviço (SaaS). Com esta estratégia, a escala do negócio é o que o torna rentável e atrativo. Para entender melhor esse modelo de negócio, ouça a entrevista de Plínio Targa, CEO da brain4care, no podcast Inovação com Ciência: open.spotify.com/episode/5D3rsxjdJnJd9o7z8588FK.

Uma percepção sobre o Brasil

"A vida é uma série de encontros e desencontros, e até doenças malditas se tornam benditas”, disse o professor Sérgio Mascarenhas em entrevista a um jornal em 2019. O caso da brain4care reforça a percepção, mais clara nestes tempos de aguda crise econômica, política e de saúde pública, de que o Brasil precisa cuidar muito bem de um sinal vital de qualquer sociedade: sua própria ciência.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Sagres Brasil

Sagres Brasil

“Sagres Brasil” é o pseudônimo coletivo adotado por Guilherme Ary Plonski, Daniel Pimentel, Lucas Delgado e Guilherme Rosso. Plonski é coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Pimentel e Delgado trabalham na Emerge Brasil, organização focada em integrar inovações de base científica e mercado. Rosso é responsável pelo Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe, que abrange hospital, faculdades e instituto de pesquisa em Curitiba. Sagres é uma homenagem ao inovador projeto acadêmico português que, ao estender a fronteira do conhecimento da época, criou o movimento de navegação internacional de Portugal, um marco mundial do empreendedorismo inovador.

Artigos relacionados

Imagem de capa A transformação digital de companhias fabris deve ser feita em etapasAssinante

Inovação

29 Fevereiro | 2024

A transformação digital de companhias fabris deve ser feita em etapas

Levar empresas industriais à era digital pode ser uma tarefa árdua – dificultada, muitas vezes, pelo uso de indicadores errados para avaliar o processo. Pesquisa revela que obtêm sucesso as organizações que fazem a transformação digital em três etapas, cada uma com métricas próprias. Conheça o método e veja como aplicá-lo

Nitin Joglecar, Geoffrey Parker e Jagjit Singh Srai
Imagem de capa Digital aproxima serviços de saúde do formato varejistaAssinante

Inovação

31 Janeiro | 2024

Digital aproxima serviços de saúde do formato varejista

Com os avanços da tecnologia e a chegada de pesos-pesados do varejo ao ramo, que as clínicas de varejo vêm despontando para ajudar a deixar o setor de saúde mais dinâmico, integrado, digital e responsivo. Conheça as principais iniciativas, lá fora e no Brasil

Norberto Tomasini
Imagem de capa A IA também polui – e a hora de lidar com isso é agoraAssinante

ESG

31 Janeiro | 2024

A IA também polui – e a hora de lidar com isso é agora

Se nada for feito, a inteligência artificial pode se tornar uma das maiores emissoras de carbono da economia global. Mas com boas práticas, estratégias eficientes, conscientização e, claro, maior uso de fontes renováveis de energia, esse quadro pode ser revertido. Veja como agir

Niklas Sundberg
Imagem de capa Comunidades de inovação em saúde: potencializando o efeito de rede

Inovação científica

17 Janeiro | 2024

Comunidades de inovação em saúde: potencializando o efeito de rede

Ecossistemas de inovação dependem de trocas de experiências, colaboração, conectividade e diversidade de talentos para prosperar | por Gustavo Meirelles e Lucas Zarconi

Gustavo Meirelles e Lucas Zarconi

4 min de leitura

Imagem de capa Espiral 5E: inteligência natural para a resolução de problemas complexos

Inovação

23 Novembro | 2023

Espiral 5E: inteligência natural para a resolução de problemas complexos

O processo de transformação contínua da natureza de explorar, visualizar, capacitar, executar e avaliar, tende a ser interrompido no mundo acelerado da atualidade. Mas é fundamental olhar para os outros E’s na espiral, especificamente explorar e visualizar

Katsuren Machado

4 min de leitura