Conheça cinco maneiras de alavancar os comitês em sua empresa. É neles que o trabalho dos membros do conselho de administração (tratados pela sigla NEDs neste artigo) flui da melhor maneira
Usar na mesma frase “governança corporativa” e “eficaz” costuma evocar a imagem de um conselho de administração completo e atento sentado ao redor de uma mesa. Mas é nos comitês, não nas reuniões de board, que o trabalho real (ou a maior parte dele) acontece.
Comitês são os pequenos grupos cujo trabalho permanece fora dos holofotes. Eles são o espaço em que as pessoas têm a oportunidade de fazer perguntas, onde o debate real acontece e onde se formulam as recomendações que serão apresentadas a todo o conselho.
Por serem pequenos grupos, os comitês também são um mecanismo essencial para obter mais contribuições individuais. É por isso que a maioria dos conselheiros passa muito mais tempo em comitês do que em reuniões completas do conselho.
Já adianto: é uma ideia infeliz dar mais peso às reuniões completas do conselho, e não aos comitês. Em nossas décadas de experiência profissional, entrevistamos centenas de conselheiros e passamos horas intermináveis apoiando e participando de comitês do conselho. Alguns desses comitês foram altamente eficazes, mas, infelizmente, muitos não foram. Entender o que os diferencia significa, de muitas maneiras, o que torna um conselho eficaz.
1 comentário
Excelente matéria, ajuda a entender melhor os papeis do comitê e do conselho e sugere boas práticas.