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O modelo feminino de liderar negócios

Pesquisa inédita da MIT Sloan Review Brasil revela ascensão de um modelo feminino de liderança nas empresas, os benefícios que ele traz e formas de acelerá-lo

Redação MIT Sloan Review Brasil
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A MIT Sloan Management Review Brasil, em parceria com a plataforma SQREEM, apresenta uma pesquisa inédita que revela a ascensão de um modelo feminino de liderança nos negócios. Baseado no arquétipo feminino, ele desafia o paradigma tradicional de liderança e já apresenta evidências dos benefícios que traz para as organizações.

O que a pesquisa buscou responder

  1. Existe um modelo feminino de liderar?
  2. Como ele se diferencia do modelo masculino?
  3. Como pode ser acelerado para trazer resultados de negócios

Para respondê-las, a MIT SMR Brasil adotou uma metodologia inovadora de levantamento de dados, que contou com uma ferramenta de IA cognitiva para a coleta e análise de 20 bilhões de interações na internet sobre o tema “liderança feminina”. Além disso, também foram realizadas entrevistas aprofundadas com 15 mulheres líderes – de diferentes posições, setores e gerações.

O que a pesquisa identificou

Entre os achados, a pesquisa identificou que o modelo feminino de liderança vai além dos estereótipos tradicionais, combinando características como empatia, colaboração e adaptabilidade, com um olhar estratégico para inovação, resultados e sustentabilidade.

As mulheres líderes são descritas como “motores de mudança”, capazes de transformar suas equipes e organizações por meio de práticas de liderança que priorizam o desenvolvimento humano e a inclusão. Elas não só incentivam a colaboração, mas também implementam soluções inovadoras, criando um ambiente que favorece a diversidade e impulsiona a produtividade.

Competências das líderes mulheres

De acordo uma pesquisa realizada por Jack Zenger e Joseph Folkman, que se debruçaram sobre avaliações 360 graus de líderes mulheres e homens, elas se destacam em 17 de 19 competências essenciais para a liderança, como tomada de iniciativa, desenvolvimento de pessoas e a capacidade de inspirar e motivar os outros, superando seus pares masculinos

Benefícios para as empresas

A pesquisa da MIT SMR também identificou benefícios diretos da liderança feminina para as empresas. Organizações com maior presença de mulheres em cargos de liderança apresentam melhores resultados em áreas como inovaçãp e desempenho financeiro.

Além disso, equipes lideradas por mulheres tendem a apresentar níveis mais altos de satisfação e engajamento, refletindo uma gestão mais inclusiva e orientada para o bem-estar.

Entretanto, a pesquisa também revelou que ainda existem desafios significativos para as mulheres se reconhecerem como líderes, com muitas enfrentando barreiras internas e externas, como a síndrome da impostora, a pressão para conciliar a vida profissional e pessoal e a falta de representatividade.

Com base nos achados da pesquisa, a MIT Sloan Management Review Brasil conclui que, para as organizações colherem os benefícios da liderança feminina, é necessário apoiar as mulheres com políticas de inclusão, mentorias e desenvolvimento contínuo.

Os resultados também sugerem que as empresas devem abraçar uma abordagem híbrida, combinando os melhores aspectos da liderança masculina e e da feminina para alcançar um desempenho corporativo mais robusto e sustentável.

Por fim, a pesquisa destaca a importâncias de as organizações investirem na formação de líderes mulheres desde cedo, proporcionando ambientes flexíveis e de apoio que incentivem a autenticidade e a diversidade de perspectivas.

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Redação MIT Sloan Review Brasil
A MIT Sloan Review Brasil é uma revista online vinculada ao Massachusetts Institute of Technology e publica notícias, colunas, estudos e reports sobre gestão de pessoas, empreendedorismo, tecnologia e inovação.

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