Conheça as oito tendências globais para as empresas do relatório Inova e formate seu próximo modelo de negócio
Estamos perante a maior transformação da história da humanidade! Modelos de negócio vencedores serão aqueles que conseguirão desenvolver uma elevada capacidade de antecipar o futuro e de se adaptar ao novo. Essa transformação foi designada, em 2016, pelo WEF, a sigla em inglês do Fórum Econômico Mundial, como a quarta revolução industrial, onde o poder da tecnologia e da conectividade se afirmam decisivamente na transformação de empresas, negócios, relacionamentos e principalmente na forma como o mundo é hoje. É uma mudança profunda do comportamento humano, mais conectado, com impactos diretos nos negócios, nas empresas e no modo como os seus gestores atuam.
Perante a complexidade crescente dos mercados, a necessidade de construir frames de conhecimento ganha cada dia mais relevância. Para ajudar a essa reflexão foi recentemente publicado, pela Inova Consulting, um relatório muito relevante sobre as oito business trends com impacto global nos negócios, independente do tamanho, abrangência ou atividade das empresas.
Obviamente que dependente de cada empresa assim será o impacto de cada trend apresentada, mas o ponto crítico é que ao não dar a devida atenção a esta base de pensamento para a gestão o sucesso fica exposto a variáveis não controláveis pelos gestores.
As oito global trends para negócios (GT4B) do relatório são:
1. Globalização.2. Digitalização.3. Sustentabilidade.4. Gerações.5. Lifelong Learning.6. Inovação.7. Gestão Bottom-Up.8. Mindet Startup.
Para cada trend existem 5 predições do que considerar na análise estratégica e sua respectiva implementação.
1. GLOBALIZAÇÃO: É o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países. A globalização permitiu uma maior conexão entre pontos distintos do planeta, fazendo com que compartilhassem de características em comum. Desta forma, nasce a ideia de Aldeia Global, ou seja, um mundo globalizado onde tudo está interligado.
PREDIÇÕES: 1. Online = Offline; 2. Envelhecimento populacional; 3. Conhecimento massificado; 4. Inteligência coletiva; 5. Mundo sem fronteiras.
2. DIGITALIZAÇÃO: É o processo pelo qual uma imagem ou sinal analógico é transformado em código digital. A digitalização compreende a conversão para o código digital de sinais de áudio e imagens em movimento (vídeos), A digitalização é também feita em radiografias e a tendência mercadológica é crescer o número de documentos digitalizados, empresas especializadas no processo de digitalização. Para esse tipo de função empresas desenvolvem softwares especializados. As digitalizações de papéis em múltiplas páginas mais comuns acontecem nos formatos digitais .tif e .pdf.
PREDIÇÕES: 1. Transformação digital & dados; 2. Humano vs. digital; 3. Negócios mobile; 4. Omnicanal & touchpoints; 5. Desintermediação.
3. SUSTENTABILIDADE: Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, ele pode ser aplicado desde uma comunidade até todo o planeta. A sustentabilidade é alcançada através do Desenvolvimento Sustentável, definido como: “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”.
PREDIÇÕES: 1. Economia circular; 2. Energias alternativas; 3. Escassez de recursos; 4. Mindset verde; 5. Economia compartilhada.
4. GERAÇÕES: Toda vez que se fala de geração em um sentido social e humano se refere a dois tipos de elementos. Em primeiro lugar, geração é a capacidade que o ser humano tem de elaborar produtos, fenômenos ou acontecimentos de diversos tipos. Entretanto, a acepção mais comum e usada para este termo no campo social tem a ver com os grupos etários desenvolvidos de maneira sucessiva e que possuem características habituais, éticas e culturais específicas.
PREDIÇÕES: 1. Intrageracionalidade: 3. Imigrantes vs nativos digitais; 3. Abertura aos ecossistemas; 4. Times multitask (Nômades); 5. Propósito (Capitalismo consciente).
5. LIFELONG LEARNING: Com a velocidade crescente da produção e compartilhamento de informação as bases de conhecimento atualizam-se permanentemente, prevendo-se que em 2020 o conhecimento humano dobre a cada 12 horas. Paralelamente, a crescente busca por profissionais com domínio de competências emocionais e de gestão suplanta as meras competências técnicas. Sabendo-se que o modelo de educação se foca apenas na competência técnica com abordagens meramente expositivas fica claro que a necessidade de atualização ao longo da vida é um imperativo.
PREDIÇÕES: 1. Microcertificações (Nanodegrees); 2. Professor curador-mentor; 3. Cocriação e colaboração; 4. Tech tducation (Edutech); 5. Universidade corporativa.
6. INOVAÇÃO: A Inovação tem ganho na última década importância critica na sobrevivência das empresas. Inovação não significa tecnologia ou orçamentos inesgotáveis. Inovação significa Ideias Novas em Ação e não é mais do que a capacidade que as empresas e os seus colaboradores têm de ter em entender o ecossistema onde estão inseridos, antecipar os movimentos e agir de forma proativa na criação de novas realidades e com isso garantirem a sua sobrevivência, perenidade e sucesso.
PREDIÇÕES: 1. Cultura de inovação; 2. Inovação disruptiva; 3. Framework de inovação; 4. Mapeamento de cenários; 5. Mentalidade TrendsInnovation.
7. GESTÃO BOTTOM-UP: A gestão precisa ser cada vez mais descentralizada e com elevado empoderamento nas pontas. O papel da gestão de topo é conseguir motivar, capacitar e dar as ferramentas corretas para que cada colaborador possa contribuir com informação atualizada e com propostas concretas para que se atue em tempo nas demandas e oportunidades. Os líderes do futuro assumem-se como mentores e parceiros dos seus liderados, a quem dão o poder de propor, decidir e implementar soluções ágeis e que respondam, antes que a concorrência o faça, aos mercados.
PREDIÇÕES: 1. Empoderamento dos times; 2. Ideação transversal; 3. Colaboração & oxigenação; 4. Mentoria e mentoria reversa; 5. Organização horizontalizada.
8. MINDSET STARTUP: Uma das grandes vantagens que as startups possuem é a sua elevada capacidade de adaptabilidade, teste, correção e abandono de projetos ou ideias quando não cumprem o previamente definido. Adotar um mindset inspirado nas startups é adotar práticas, políticas e processos que pela sua flexibilidade conseguem corrigir rotas e caminhos de forma a não prejudicar a empresa em momentos delicados, ou que potencializem os resultados pela resiliência que se adota no ajuste de rota de trabalho.
PREDIÇÕES: 1. Cultura MVP (produto mínimo viável); 2. Metodologias ágeis; 3. Estratégia flexível & resiliência; 4. Squads de trabalho; 5. Espírito client-centric (centrado em clientes).
Se quiser baixar, eis o Relatório completo.
Qual é meu ponto ?
É preciso ficar atento às Global Trends for Business, ou GT4B). Essas oito tendências dos negócios que sinalizam mudanças muito mais profundas do que as experimentadas até agora estão transformando as empresas em algo bastante diferente do passado. Se é que ainda não o fizeram, elas influenciarão as mudanças também na sua empresa e do negócio dos seus clientes.
Por que isso importa?
A transformação digital nas empresas é muito mais sobre a palavra transformação do que sobre digital, com o perdão da redundância para quem já leu, ouviu e realmente captou isso. As oito trends mostram caminhos sem volta para empresas que desejam sucesso num mundo que até agora experimentou apenas 8% a 10% da transformação causada pela quarta revolução industrial. Um planeta com 16 bilhões de habitantes no ano de 2100 é um mundo muito diferente do atual. As pessoas serão diferentes e as empresas também. O humano e o digital estarão misturados.
O que fazer?
Em primeiro lugar, não faça mais do mesmo. É preciso olhar para as tendências e como elas impactam seu negócio. Cuidado com a comoditização daquilo que é seu principal produto. Busque aprender sempre, com tudo, com todos e a todo momento.”