18 min de leitura

Tecnologia avança nas empresas brasileiras

O País acompanha o movimento internacional em direção à automação de tarefas e decisões com aplicações corporativas cada vez mais avançadas, mas fica para trás nas questões relativas a talentos, cultura de dados e engajamento – da alta direção, inclusive

Ana Luíza Mahlmeister
29 de julho de 2024
Tecnologia avança nas empresas brasileiras

Até há pouco tempo, dirigentes das empresas brasileiras não prestavam muita atenção aos dados que ficavam “largados” em diferentes departamentos. Informações esporádicas sobre os clientes eram coletadas, mas não se fazia muita coisa com isso. A busca principalmente por produtividade, que afeta as companhias latino-americanas de todos os portes, começou a mudar esse cenário. Entrou na pauta a gestão de altos volumes de informações vindas de diferentes canais reunidos no “big data”, que somado a algoritmos de inteligência artificial permite o aprendizado autossuficiente, ultrapassando as capacidades humanas de percepção, visão e tomada de decisão. Algoritmos, estatísticas, padrões e a “mineração” das informações ganharam relevância aqui, embora ainda estejamos longe de gigantes como Google e Amazon, que fazem dos dados sua razão de existir. 

Assim, o Brasil tem acompanhado o movimento internacional em direção à automação de tarefas e decisões com aplicações corporativas cada vez mais avançadas, buscando as tecnologias. Mas o País fica para trás em formação de talentos, cultura de dados e até no engajamento da empresa. 

IA como alavanca do seu negócio
Este conteúdo faz parte da edição #1 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Ana Luíza Mahlmeister
Ana Luíza Mahlmeister

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui