Para ter sucesso na era digital, profissionais de marketing devem adotar as melhores práticas atuais e, ao mesmo tempo, repensar e ajustar as abordagens clássicas
A área de marketing mudou drasticamente nos últimos anos em resposta direta à forma como a tecnologia afetou a gestão. Hoje em dia, a tecnologia impacta cada aspecto de como as organizações criam, planejam, executam e avaliam seus esforços de marketing. Embora os setores em si tenham mudado – bens de consumo, serviços financeiros, bens duráveis e outros – a área de tecnologia, por conta de sua natureza rápida e inovadora, costuma guiar a mudança em relação à transformação do marketing, e tem se tornado modelo para os esforços digitais na área. Mudanças na forma de divulgar produtos de tecnologia são importantes não só para os profissionais que querem aperfeiçoar suas habilidades nesse setor, mas também para quem trabalha com marketing em outras indústrias e busca adquirir novas habilidades e práticas.
Com mais de 30 anos de experiência na prática ou no estudo do marketing de produtos tecnológicos, estabelecemos um conjunto de princípios que se referem às abordagens clássicas e atuais. Demonstramos com vários exemplos em primeira mão da Adobe, pioneira em marketing de tecnologia e resistente líder de mercado, assim como outras empresas grandes de tecnologia, como Fitbit, Intel, Intuit, Red Hat e Spotify.