7 min de leitura

O oligopólio de dados que pode estrangular a inovação

As plataformas digitais líderes controlam o acesso a uma parcela cada vez maior de dados do mundo. Precisamos de políticas que permitam mais players acessá-los

Viktor Mayer-Schönberger e Thomas Ramge
30 de julho de 2024
O oligopólio de dados que pode estrangular a inovação
Link copiado para a área de transferência!

Joseph Schumpeter se preocupava muito com inovação. O renomado economista, que cunhou o termo destruição criativa, defendia o empreendedorismo como motor do crescimento econômico, mas temia não haver recursos financeiros para os pequenos players implementarem suas ideias pioneiras. Felizmente, ele estava errado. Desde os anos 1950, um ecossistema de investidores anjo e de risco tem garantido dinheiro suficiente para startups mudarem o mundo.

A era dos dados, porém, está reacendendo a preocupação de Schumpeter quanto aos recursos disponíveis para os empreendedores. Conforme as big techs se tornam cada vez mais poderosas graças à imensidão de dados que coletam, e a inovação se torna cada vez mais orientada a dados, empresas e empreendedores podem achar difícil aproveitar novas oportunidades. Manter o motor de inovação funcionando vai exigir acesso não só a capital, mas a dados também.

(Re)Descubra seus KPIs
Este conteúdo faz parte da edição #11 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Viktor Mayer-Schönberger e Thomas Ramge
Viktor Mayer-Schönberger é professor de governança e regulação da internet na University of Oxford. Thomas Ramge é autor de mais de 15 livros sobre tecnologia, inovação e tomada de decisão. Juntos, lançaram recentemente o livro Access Rules: Freeing Data From Big Tech for a Better Future.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui