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A terceira onda do corporate venturing

Estudo mostra que poucas corporações estão sabendo surfá-la. A maioria está paralisada ante o tsunami de ameaças trazidas pela quarta revolução industrial e muitas tomam “caldo”, com a falta de integração estratégica, a frustração de expectativas (irreais), gestores inexperientes na área e descontinuação de projetos.

Marcelo Nakagawa e Guilherme Ary Plonski
29 de julho de 2024
A terceira onda do corporate venturing

Em 1930, quando a Ford já era a maior corporação do segmento automobilístico, dois empreendedores, Paul e Joseph Galvin, procuraram-na com esperança de que, em algum momento, os veículos saíssem de fábrica com sua inovação: um autorrádio. A Ford aceitou validar o protótipo e, diante dos bons resultados, a parceria foi fechada– inicialmente como item opcional –, e a partir de 1933 alguns modelos da Ford já vinham com rádios pré-instalados. Muito em função dessa relação, a Motorola,     startup fundada pelos irmãos Galvin, se consolidou, tornando-se, posteriormente, tão conhecida mundialmente quanto a própria Ford. E, com o autorrádio, a Ford também conseguiu se reinventar, pois transformou o carro num estilo de vida.

Portanto, não é de hoje que grandes empresas e startups se relacionam. Nos Estados Unidos, essa relação viveu, pelo menos, quatro períodos de grande interesse nos últimos 90 anos. No Brasil, houve dois grandes períodos, concentrados nas últimas duas décadas. Surgiu um segmento de atuação das corporações por conta disso, que passou a ser conhecido como “corporate venturing”, e agora novamente as corporações estão fascinadas com as startups. Em 2018, esse segmento movimentou, ao menos, US$ 53 bilhões mundialmente, um patamar recorde. 

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Marcelo Nakagawa e Guilherme Ary Plonski
Marcelo Nakagawa é professor de inovação e empreendedorismo do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Guilherme Ary Plonski é professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e professor associado da Escola Politécnica, ambas da Universidade de São Paulo (USP). Colaborou Daniel Pimentel Neves, pesquisador-convidado do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP.

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