Entenda por que grandes empresas têm tanta dificuldade para construir novos negócios – e o que elas podem fazer a respeito
Cada vez mais, os conselhos de administração e lideranças seniores de grandes empresas estão discutindo a criação de novas oportunidades de negócios. Diversas projeções, pesquisas de mercados e planos de negócios têm sido feitas por essas organizações. Esse movimento acontece pois os executivos vêm assistindo à ascensão de startups equipadas com tecnologia de última geração, capitalizadas por fundos de venture capital e com modelos de negócios completamente novos e desafiadores, alterando a lógica de setores inteiros, um a um.
Temos visto grandes empresas irem à falência por não conseguirem responder adequadamente à proliferação de startups de sucesso que causam ruptura com técnicas completamente novas. Isso faz com que os executivos tenham de explicar para seus acionistas por que suas empresas estão perdendo valor de mercado.Os mesmos acionistas que não conseguem acompanhar as tecnologias emergentes, mudança do comportamento do consumidor e reinvenção dos modelos de negócios para trazer tais conceitos para dentro das empresas.