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Há um jeito melhor de conseguir dinheiro para novos projetos

Para tomar decisões mais eficazes na hora de destinar a verba de inovação, a empresa precisa minimizar vieses e envolver mais gente

Thorsten Grohsjean, Linus Dahlander, Ammon Salter e Paola Criscuolo
30 de julho de 2024
Há um jeito melhor de conseguir dinheiro para novos projetos
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No comecinho de 1962, uma banda desconhecida de Liverpool fez um teste na Decca Records. Foi rejeitada pela gravadora, que argumentou: “Não gostamos do som deles e grupos de guitarra estão saindo de moda”. Um ano e meio depois, os Beatles lançavam o primeiro álbum.

O mundo dos negócios está cheio de casos de empresas que disseram “não” a uma ideia que acabaria fazendo enorme sucesso. O oposto também é verdade. Às vezes, uma empresa investe em ideias promissoras que terminam sendo um fiasco.Decidir em que projetos inovadores seguir trabalhando e investindo é crucial – e desafiador. Os melhores projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) podem renovar linhas de produtos, processos e serviços de uma empresa, melhorando seu desempenho e competitividade. Mas determinar que ideias vão vingar e quais vão naufragar é difícil, pois o novo é caracterizado pela incerteza – tanto tecnológica como de mercado. E nossos estudos mostram que, em muitas empresas, vieses e processos problemáticos impedem a tomada de boas decisões.

Inovação: por que não decola
Este conteúdo faz parte da edição #10 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Thorsten Grohsjean, Linus Dahlander, Ammon Salter e Paola Criscuolo
Thorsten Grohsjean é professor assistente da Bocconi University, em Milão, Itália. Linus Dahlander é professor da ESMT Berlin, Alemanha. Ammon Salter é professor na University of Bath, Inglaterra. Paola Criscuolo é professora na Imperial College London, Inglaterra.

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