Centro de formação executiva focado em liderança, inovação e curadoria de conteúdos para líderes e gestores do futuro.

Conheça mais

O portal brasileiro da faculdade de gestão do MIT, trazendo conteúdo de qualidade e confiável sobre o tema.

Você está aqui

Acesso a estudos exclusivos e materiais de ensino produzidos pela faculdade de negócios de Harvard.

Versão brasileira do portal referência em negócios na China, endossado pela universidade de negócios Cheung Kong.

Conheça mais
O CNEX faz parte do ecossistema Atitus. Conhecimento, tecnologia e inovação. Conectadas com o mesmo propósito: o seu futuro.
8 min de leitura

Maçãs podres ou maus líderes?

Antes de lidar com comportamentos inadequados no ambiente de trabalho, a liderança precisa perceber como está desempenhando seu papel

Charn P. McAllister, Jeremy D. Mackey, B. Parker Ellen III e Katherine C. Alexander
30 de julho de 2024
Maçãs podres ou maus líderes?
Este conteúdo pertence à editoria Liderança e cultura Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

Gestores normalmente assumem a responsabilidade quando os funcionários têm um desempenho ruim, mas não quando apresentam um mau comportamento. É como se houvesse uma regra tácita que os protegesse quando os funcionários apresentam posturas inadequadas no local de trabalho. É possível que essa ideia decorra da noção de que não é justo responsabilizar os líderes pelas ações de, assim chamadas, algumas maçãs podres.

Nossa pesquisa sugere que, surpreendentemente, muitas vezes, essa visão sobre o comportamento das pessoas no local de trabalho é equivocada. Descobrimos que os líderes têm um forte efeito sobre o envolvimento dos funcionários em comportamentos divergentes do desejado. Assim, quando os funcionários agem mal, seus líderes seriam sábios se dessem um passo atrás e considerassem se e como eles podem ser parte nesse comportamento.

Este conteúdo é exclusivo para pagantesJá tem acesso? Fazer loginAssinar
Charn P. McAllister, Jeremy D. Mackey, B. Parker Ellen III e Katherine C. Alexander
Charn P. McAllister é diretor do Instituto de Ética Pública e Profissional em Liderança da Northern Arizona University e professor assistente de administração na W.A. Franke College of Business. Jeremy D. Mackey é professor associado de gestão e empreendedorismo na Harbert College of Business da Auburn University. B. Parker Ellen III é professora assistente de administração na College of Business da Mississipi State University. Katherine C. Alexander é professora assistente de administração na Quinlan School of Business da Loyola University Chicago.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui