9 min de leitura

Mudanças culturais: convença os céticos a abraçarem a causa

Os descrentes podem passar a se envolver se você trouxer uma perspectiva diferente para a mudança cultural. Uma delas é o sentimento de segurança psicológica

Amy C. Edmondson e Per Hugander
12 de julho de 2024
Mudanças culturais: convença os céticos a abraçarem a causa
Este conteúdo pertence à editoria Liderança e cultura Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

Não é tão raro os executivos terem dificuldade de se envolver na resolução de problemas e na tomada de decisões estratégicas necessárias em um ambiente complexo. Uma razão para isso é a falta de segurança psicológica. É ela que torna possível trazer novas informações ou lidar com pontos de vista divergentes, que afetam diretamente a qualidade da decisão.

Na hora de resolver esse problema, a primeira solução que ocorre é trabalhar na construção dessa segurança; porém sabemos que muitos deles têm um certo ceticismo em relação a conceitos ou novidades que eles percebem como “soft” ou “menores”. Mesmo quando a maioria de um grupo participa, aqueles mais céticos, especialmente os que estão em posições de poder, podem impactar substancialmente a segurança psicológica dos que se engajaram na mudança e, por sua vez, o resultado.

Este conteúdo é exclusivo para pagantesJá tem acesso? Fazer loginAssinar
Amy C. Edmondson e Per Hugander
Amy C. Edmondson é professora de liderança e gestão da Novartis na Harvard Business School. Seu livro mais recente é o *The Fearless Organization* (Wiley, 2019). Per Hugander é um consultor estratégico em liderança, estratégia, inovação e cultura organizacional. Ele é professor adjunto de prática e pesquisador da Hult International Business School e colaborador da agenda do Fórum Econômico Mundial.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui