fb

Transformação digital

3 min de leitura

[EVENTO] Brasil na rota global da transformação digital

Webinar realizado pela Anpei compara Brasil com outros países em inovação: o Brasil se destaca em aspectos como cultura corporativa, mas perde em supply chain e na geração de emprego e competências da indústria 4.0

Luis Gabatelli

13 de Agosto

Compartilhar:
Artigo [EVENTO] Brasil na rota global da transformação digital

Existem muitas maneiras de olhar o nível de maturidade de um país e de suas empresas no cenário global da transformação digital. No Brasil, parte desse trabalho é realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), que discutiu na última quinta-feira qual é a posição das organizações brasileiras na implementação de processos da indústria 4.0 frente aos demais países do globo em webinar coberto pela MIT Sloan Review Brasil.

Os dados foram coletados pela Fraunhofer IPK, um instituto alemão que trabalha com pesquisa aplicada voltada aos estudos de sistemas de produção e inovação. As informações da pesquisa mostram que o Brasil acompanha as tendências de transformação digital de outros países quando o assunto é liderança, cultura corporativa e tecnologia.

Por outro lado, o País expõe suas vulnerabilidades de transformação digital na geração de cadeia de valor, especificamente de suprimentos e networking. A geração de empregos e competências da indústria 4.0, bem como o desenvolvendo de produtos e serviços, são gargalos que as organizações brasileiras estão encarando atualmente.

No webinar realizado pela Anpei, os dados da Fraunhofer IPK foram apresentados por pesquisadores do instituto alemão que elencaram o nível de maturidade de transformação digital por meio de sete dimensões. A imagem abaixo detalha as notas atribuídas pela Fraunhofer IPK ao fazer uma comparação entre empresas brasileiras e organizações de outros países.

MIT Sloan Review

Processo de industrialização

A Fraunhofer IPK também trouxe para o webinar da Anpei um conjunto de dados sobre transformação digital de acordo com setores industriais. Respectivamente, na comparação entre o Brasil e o cenário global, o País se destaca em: “manufatura” (41% - 32%) e “atividades profissionais científicas e técnicas” (12% - 6%). Por outro lado, o Brasil está distante em transformação digital quando o processo de industrialização envolve “comunicação e informação” (6% - 19%).

Na pesquisa, o instituto alemão ouviu e colheu dados de grandes empresas e PMEs (com menos de 250 funcionários). No estudo, 62% das empresas globais, e 60% das organizações brasileiras, são PMEs.

Olhar para o futuro

Por fim, a Fraunhofer IPK perguntou na pesquisa qual a relevância das sete dimensões para o futuro das organizações e, consequentemente, da transformação digital) no Brasil e em outros países. Todas as dimensões, segundo as empresas, deverão ser relevantes nos próximos cinco anos.

Os números mostram que em outros países, a principal preocupação está direcionada à “tecnologia” (previsão de aumento de 81%) e em “organização e processos” (81%). A dimensão menos relevante na perspectiva global é a cadeia de suprimentos e redes de relacionamento (72% de aumento).

No Brasil, por causa das dificuldades em supply chain, a dimensão ganha importância para o futuro: 76% de aumento, o mesmo valor atribuído pelas empresas brasileiras quando o assunto é desenvolvimento tecnológico.

No entanto, para as organizações nacionais, a dimensão mais importante no futuro é a geração de emprego e o desenvolvimento de competências da indústria 4.0: 82% de aumento. Na contramão da necessidade global, o menor valor atribuído pelas empresas brasileiras está na dimensão de “organização e processos” (59% de aumento).

Além disso, as organizações brasileiras querem reforçar o posicionamento de transformação digital nas dimensões em que mais se destacam atualmente: 76% de aumento tanto em “estratégia corporativa” quanto em “liderança e cultura corporativa”.

Ao analisar durante o webinar a pesquisa da Fraunhofer IPK, o presidente da Erinch In LAC e diretor do LelloLab, Filipe Cassapo, ressaltou que existe um desafio de “aumentar o grau de consciência e inserção do tema digitalização dentro das estratégias dos negócios”.

Ao comentar a dificuldade na geração de cadeias de valor, o potencial em transformação digital em liderança, estratégia e cultura organizacional, Cassapo destacou que “todas as pesquisas da Fraunhofer IPK mostram que o Brasil tem um espaço grande para crescimento em digitalização e na indústria 4.0”. Contudo, não podemos enxergar esse ‘deve crescer’ como algo distante, daqui a cinco ou dez anos, pois o futuro é agora”.

Durante o webinar promovido pela Anpei, o gerente de inovação, novos negócios e PI da Bosch América Latina, Bruno Bragazza, revelou o posicionamento estratégico da multinacional alemã em transformação digital (confira os detalhes aqui).

Compartilhar:

Autoria

Luis Gabatelli

Subeditor de digital para HSM Management e MIT Sloan Management Review Brasil.

Artigos relacionados

Imagem de capa Equipes conectadas são elementos-chave a favor da produtividade e eficiência dos negócios

Transformação digital

16 Outubro | 2023

Equipes conectadas são elementos-chave a favor da produtividade e eficiência dos negócios

Equipes conectadas são elemento-chave a favor da produtividade e eficiência dos negócios.

Redação MIT Sloan Management Review Brasil

3 min de leitura

Imagem de capa 5 aspectos-chave para impulsionar a transformação digital nas organizações

Transformação digital

20 Julho | 2023

5 aspectos-chave para impulsionar a transformação digital nas organizações

Em diferentes indústrias e setores, os gestores devem adquirir conhecimentos e competências para terem sucesso na era digital e aproveitarem as oportunidades que surgem em seus negócios

Wandick Leão Féres, André Luis de Castro Moura Duarte e Thomaz Martins de Aquino

9 min de leitura

Imagem de capa Qual a maturidade de transformação digital de sua empresa?

Transformação digital

07 Novembro | 2022

Qual a maturidade de transformação digital de sua empresa?

Por mais que o setor financeiro invista um bocado em novas tecnologias, clientes ainda não estão satisfeitos

Rodrigo Yuji Sato

2 min de leitura

Imagem de capa A computação quântica pode ser o futuro, mas ela já está entre nós

Transformação digital

17 Agosto | 2022

A computação quântica pode ser o futuro, mas ela já está entre nós

O que antes era quase ficção científica agora é uma realidade que em alguns anos deverá revolucionar o mundo

Marcelo Ferreira e Erico Souza Teixeira

4 min de leitura

Imagem de capa Estônia: 30 anos de transformação digital e novas oportunidades no horizonte

Transformação digital

26 Junho | 2022

Estônia: 30 anos de transformação digital e novas oportunidades no horizonte

Há anos, o pequeno país báltico é referência em tecnologia. Laços com o Brasil se estreitaram, o que aumenta as chances de parceria e aprendizado

Raphael Fassoni e Julia Ramos

6 min de leitura