fb

Comunicação Corporativa

3 min de leitura

Como defender o maior ativo da sua organização

Fake news, polarizações exacerbadas, ultraexposição, pulverização da influência e mais uma coleção de dificuldades que hoje assombram as organizações. E, no meio disso tudo, elas precisam proteger sua reputação – com comunicação

Colunista Junia Nogueira de Sá

Junia Nogueira de Sá

26 de Fevereiro

Compartilhar:
Artigo Como defender o maior ativo da sua organização

Para a estreia da coluna, a editora sugere: que tal um olhar sobre como evoluiu a comunicação corporativa no Brasil nas últimas décadas? Desafio aceito, fui rever um dos cases mais famosos e estudados por aqui, que fez história e acabou gerando um livro hoje (infelizmente) difícil de encontrar, chamado “Portas Abertas” (ed. Círculo do Livro, 1990). 

Em menos de 200 páginas, o case conta como a Rhodia, uma enorme, poderosa e então já quase centenária multinacional no Brasil dos anos 1980, entendeu e aproveitou o momento de abertura institucional no país (e de transformações sociais em todo o planeta) para se reposicionar. O programa desenhado com esse objetivo, o Portas Abertas detalhado no livro, é impressionantemente atual quase quatro décadas depois. E é atual porque o mundo mudou, mas os fundamentos da boa comunicação corporativa permanecem os mesmos – resumidos, na Rhodia, em três pilares objetivos: 

- Comunicação não é útil, é indispensável; 

- Comunicação não é despesa, é investimento; e

- Comunicação é um processo permanente. 

É verdade que aquele era um tempo sem internet, fake news, polarizações exacerbadas, ultraexposição, pulverização da influência e mais uma coleção de dificuldades que hoje assombram as organizações. Mesmo assim, quando se revisita o case, ficam claras como as lições deixadas por ele continuam servindo (mas nem toda organização aprendeu...ainda). Vamos a elas:  

1. Comunicação funciona quando faz parte da estratégia do negócio. O programa da Rhodia foi uma decisão da alta liderança, aprovada com a matriz e tinha o presidente – o executivo Edson Vaz Musa, primeiro brasileiro a liderar uma multinacional – como abre-alas, porta-voz e principal fiador. Como resultado, a Rhodia efetivamente reposicionou a imagem e consolidou uma reputação sólida – não por acaso, também ampliou os lucros e cresceu em valor de mercado, se tornando uma das mais influentes empresas do cenário brasileiro da época. 

2. Comunicação funciona quando tem especialistas no comando. A alta liderança da Rhodia entendeu que precisava se envolver e bancar o programa, mas deixou sua criação e implantação nas mãos de quem entende do riscado – no caso, o relações públicas Walter Nori, que assina o livro, e um time de outros craques como ele. As decisões estratégicas eram tomadas com esses especialistas na mesa, levando em conta sua visão de todos os impactos nos públicos de interesse. 

3. Comunicação começa com o público interno. A lição é intuitiva: um time de gente informada, conectada e valorizada eleva a produtividade, a retenção de talentos e o número de embaixadores da marca. A Rhodia sabia disso, e mais: que público interno inclui famílias e amigos, terceiros, fornecedores, parceiros e comunidade próxima. Apostar nesses embaixadores foi um de seus maiores acertos.

4. A receita tem que ser muito simples. Análise apurada do contexto formatada em ações exequíveis, planejamento e (muita) gestão estratégica. Em resumo: é preciso saber de onde se sai e aonde se vai. E é fundamental que esse caminho tenha aderência com o momento que a sociedade atravessa, para gerar engajamento, e tenha coerência com toda a história e o comportamento da organização, para criar a narrativa legítima. Os gringos chamam de “walk the talk”. Na Rhodia, eles somaram a ideia do “processo permanente”. 

E, sim, é preciso medir resultados. Lá no tempo do Portas Abertas, isso era ainda uma novidade, e o programa criou e testou algumas maneiras de fazer isso. Hoje, é inescapável – se o ROI é rei nas organizações, não pode ser diferente na comunicação. Ou a sua organização ainda não entendeu que reputação, hoje, é o maior ativo que ela possui? Vamos falar disso na próxima coluna.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Junia Nogueira de Sá

Junia Nogueira de Sá

Consultora especializada em gerenciamento de riscos e crises, gestão de reputação e relações institucionais, foi diretora de assuntos corporativos do Grupo Telefônica no Brasil e da Volkswagen do Brasil, além de ter coordenado a comunicação do Governo de São Paulo e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Foi também CEO da FleishmanHillard no Brasil.

Artigos relacionados

Imagem de capa Por que você deve fazer amigos no trabalhoAssinante

Cultura Organizacional

26 Novembro | 2022

Por que você deve fazer amigos no trabalho

Certezas, hábitos e formas de trabalhar mudaram e, ao olharmos para frente, muitos de nós percebemos que a construção da resiliência pessoal será fundamental. Um dos elementos cruciais desta resiliência é a amizade

Lynda Gratton
Imagem de capa Boas práticas de comunicação em tempos de home office

Comunicação Corporativa

22 Setembro | 2020

Boas práticas de comunicação em tempos de home office

Ferramentas para mensagens, videoconferências e reuniões facilitam a colaboração, o fluxo de trabalho produtivo e as conversas informais, ajudando a minimizar o distanciamento imposto pela pandemia

Angela Miguel

6 min de leitura

Imagem de capa Como juntar meio, mensagem e coerência – e servir de inspiração

Comunicação Corporativa

21 Julho | 2020

Como juntar meio, mensagem e coerência – e servir de inspiração

Vale a pena se debruçar sobre os exemplos de diversos líderes mundiais e aprender com seus erros e acertos

Junia Nogueira de Sá

5 min de leitura

Imagem de capa Crise, coerência e suas narrativas

Comunicação Corporativa

30 Abril | 2020

Crise, coerência e suas narrativas

Saiba o que não fazer para não gerar uma segunda crise específica para o seu negócio; a cobrança sobre as empresas é imensa, maior ainda do que era, e isso é compreensível – estamos todos com muito medo

Junia Nogueira de Sá

3 min de leitura

Imagem de capa Sua empresa está sendo testada neste momento

Comunicação Corporativa

19 Março | 2020

Sua empresa está sendo testada neste momento

Quando uma pandemia varre o globo e altera todas as relações que conhecemos em um prazo de semanas, como agora, os públicos conferem se o modo como enxergam cada organização condiz com a realidade. É aí que uma reputação cresce ou desaba

Junia Nogueira de Sá

3 min de leitura

Imagem de capa Como defender o maior ativo da sua organização

Comunicação Corporativa

26 Fevereiro | 2020

Como defender o maior ativo da sua organização

Fake news, polarizações exacerbadas, ultraexposição, pulverização da influência e mais uma coleção de dificuldades que hoje assombram as organizações. E, no meio disso tudo, elas precisam proteger sua reputação – com comunicação

Junia Nogueira de Sá

3 min de leitura