fbModernização de aplicações: como acelerar a transformação digital? MIT Sloan Review Brasil

Business content

3 min de leitura

Modernização de aplicações: como acelerar a transformação digital?

O modelo de negócio deve ser repensado para se obter o melhor de um programa de modernização, que deve ser realizado de forma progressiva, balanceada e orientada

Renata Proença

31 de Março

Compartilhar:
Artigo Modernização de aplicações: como acelerar a transformação digital?

A transformação digital é essencial para o crescimento dos negócios. Para acelerá-la, os líderes das empresas buscam os melhores programas de modernização. Mas no que consistem esses programas? Como devem ser aplicados?

Um programa de modernização deve ser realizado de forma progressiva, balanceada e orientada ao negócio. Seu objetivo é reduzir custos de TI, melhorar a eficiência de iniciativas estratégicas e gerenciar as complexidades de um ambiente híbrido.

É importante ressaltar que a visão de uma nova experiência de consumo no programa de modernização é um ponto-chave para o sucesso. A ideia é obter maior engajamento e satisfação do cliente e, consequentemente, aumento de receita.

A base dessa transformação está na eficiência de TI: estabilidade das aplicações, automação de DevOps, produtividade do time de desenvolvimento e melhor gestão dos custos de infra. Dessa forma, o produto pode se tornar mais competitivo e escalável.

Modernização em um ambiente híbrido

O programa de modernização deve sempre considerar uma solução que possibilite que a empresa possa escolher um ou mais provedores de nuvem. Ou então que ela permaneça em algumas situações no modelo on-premise, em que o servidor é implantado localmente.

Para viabilizar a abordagem de cloud híbrida, as empresas precisam transformar sua tecnologia e o modelo operacional. Ou seja, migrar de um modelo com ambientes separados para um modelo único de plataforma híbrida e operação voltada para o produto.

O modelo de cloud híbrida tem alguns pressupostos. Entre eles estão visão única de operação e monitoramento dos diferentes ambientes, gerenciamento de configuração padronizado e centralizado, processos de segurança e deploy totalmente automatizados e times de produtos que acompanhem todo o processo, desde a ideação até o comportamento em produção.

IBM Thumb-04

É comum ver empresas que adotaram a nuvem na sua infraestrutura e não conseguiram obter todo o potencial que ela oferece. Isso acontece porque a estratégia de cloud híbrida é muito mais do que apenas migrar para a nuvem.

É necessário rever o modelo operacional do time, incluindo a cultura de DevSecOps, o investimento nas automações de processos, a gestão financeira da cloud (FinOps) e o re-skilling do time de TI. Além disso, as aplicações devem ser modernizadas de acordo com as necessidades estratégicas da empresa para obter o melhor dessa nova arquitetura.

IBM Thumb-05

Resultados obtidos com programas de modernização de aplicações

Antes de iniciar qualquer programa de modernização é essencial que se tenha um planejamento detalhado. É preciso traçar um panorama claro do momento que vive a empresa do ponto de vista da arquitetura técnica, do modelo operacional, do grau de eficiência dos seus processos de suporte e desenvolvimento e, principalmente, dos problemas a serem resolvidos.

Depois disso é que se deve desenhar um cenário com as modernizações desejadas e a revisão do modelo operacional. Sempre com o foco no modelo de negócio em que se quer chegar.

Os benefícios financeiros gerados por esse tipo de programa são muito expressivos, seja em aumento de receita ou em redução de custos. E o melhor, eles já começam a aparecer enquanto o processo é implementado. Isso nos leva a um modelo que pode ser autofinanciado, em que a receita ou economia obtida financia o próprio programa de modernização.

Um exemplo desse tipo foi realizado em um grande banco da América Latina. O objetivo era aumentar a geração de valor para o cliente por meio de transformação cultural e modernização acelerada de plataformas de negócios, impulsionada por arquiteturas, métodos e práticas modernas. Resultados obtidos em um ano de programa: 57% de melhoria na velocidade do desenvolvimento, 40% de redução do lead time e 60% de redução das mudanças com falhas, ou seja, melhor qualidade.

Seja com a transformação do modelo operacional ou da arquitetura das aplicações em cloud híbrida, as empresas precisarão investir cada vez mais em soluções e tecnologias modernas que garantam o protagonismo dos seus produtos e dos novos modelos de negócios.

Compartilhar:

Autoria

Renata Proença

Renata Proença é executiva de soluções na IBM Consulting Brasil

Artigos relacionados

Imagem de capa Modernização de aplicações: como acelerar a transformação digital?

Business content

31 Março | 2022

Modernização de aplicações: como acelerar a transformação digital?

O modelo de negócio deve ser repensado para se obter o melhor de um programa de modernização, que deve ser realizado de forma progressiva, balanceada e orientada

Renata Proença

3 min de leitura

Imagem de capa Atendimento cognitivo: de onde viemos e para onde vamos

Business content

18 Março | 2022

Atendimento cognitivo: de onde viemos e para onde vamos

Em nome das experiências sem ruído, os negócios incorporam chatbots em seus atendimentos. Mas eles precisam de equipes preparadas para lidar com modelos estatísticos, algoritmos de IA, NLP e ciência de dados

Claudia Nolla Kirszberg

7 min de leitura

Imagem de capa Novas versões para os velhos modelos de negócio high touch

Business content

11 Março | 2022

Novas versões para os velhos modelos de negócio high touch

Não se sabe ainda se esta era será marcada pelo distanciamento social, mas essa possibilidade faz com que acrescentar tecnologias a serviços de alto contato tradicionais seja um negócio promissor

Matt Josefy

4 min de leitura

Imagem de capa As tendências comportamentais que prometem moldar os negócios em 2022

Business content

22 Fevereiro | 2022

As tendências comportamentais que prometem moldar os negócios em 2022

Relatório Fjord Trends 2022 aponta para o início de uma transformação comportamental. Ivan Lucchini, diretor executivo da Fjord, parte da Accenture Interactive, explica como acompanhar essas mudanças

Rodrigo Oliveira

6 min de leitura

Imagem de capa Como a experiência do cliente dita o rumo das organizações financeiras

Business content

17 Fevereiro | 2022

Como a experiência do cliente dita o rumo das organizações financeiras

Autoatendimento digital, APIs e processamento de dados fazem toda diferença na hora de planejar uma melhor experiência do consumidor

Leonardo Pujol

4 min de leitura

Imagem de capa Microsserviços: abordagem ágil aumenta produtividade e garante flexibilidade aos negócios

Business content

16 Fevereiro | 2022

Microsserviços: abordagem ágil aumenta produtividade e garante flexibilidade aos negócios

A arquitetura de microsserviços é o tipo de tecnologia invisível ao usuário final, mas que oferece várias vantagens às empresas. Saiba quais são

Juliana Coin

4 min de leitura