fb

Tecnologia e inovação

4 min de leitura

VBHC: indústria da saúde pode colocar o paciente no centro do cuidado

Como a saúde baseada em geração de valor tem o potencial de revolucionar o setor. Conceito pretende entregar o melhor resultado com a melhor experiência para o paciente.

Colunista Gustavo Meirelles

Gustavo Meirelles

24 de Março

Compartilhar:
Artigo VBHC:  indústria da saúde pode colocar o paciente no centro do cuidado

O conceito de Saúde Baseada em Geração de Valor (do inglês VBHC -Value-Based Healthcare), que tem povoado as discussões de planejamento estratégico do setor há mais de uma década, foi introduzido por Michael Porter, professor de Harvard, e Elizabeth Teisberg, da Escola de Medicina Dell, da Universidade do Texas, diante de um cenário de aumento progressivo de custos com saúde. A ideia principal do VBHC é focar na entrega do melhor resultado em saúde com a melhor experiência para o paciente.

A população tem envelhecido, novas terapias e procedimentos seguem surgindo, as despesas com saúde só aumentam, mas não há melhora na qualidade do atendimento.

Atualmente, o cenário padrão é o chamado “pagamento por serviço” (do inglês, fee for service). Novas técnicas cirúrgicas, testes diagnósticos e medicamentos de alto custo, às vezes, são usados de forma redundante ou fora de protocolos definidos de atendimento. Isso representa um custo crescente para as fontes pagadoras sem garantia de resultados melhores.

Práticas de VHBC

A definição de valor em saúde é concebida a partir de uma razão simples: quanto melhor o desfecho do paciente e menores os gastos, maior o valor gerado. Só que não há consenso entre os entes que compõem a arena de negócios do setor.

Não são incomuns estratégias de geração de valor pautadas exclusivamente em controle de gastos, uma variável muito mais fácil de identificar e quantificar, com medidas de redução capazes de gerar resultados imediatos ou em curto prazo. A adoção de sistemas alternativos de remuneração, como no modelo de capitation, é um exemplo. Nele, a fonte pagadora disponibiliza uma quantia fixa e periódica por indivíduo coberto, independentemente do evento ou da condição clínica, transferindo o risco financeiro ao prestador.

Em serviços de saúde verticalizados, é possível reduzir custos por negociações em escala. Além disso, ao unir eficiência operacional à adoção de processos integrados e padronizados ao longo das diversas etapas da assistência, o prestador tem maior controle de gastos.

Uso da tecnologia na saúde

Mas o grande ponto de virada para a consolidação do VBHC pode estar em outra prática: na aferição do desfecho dos pacientes, representada pelo numerador na fórmula de geração de valor. Tradicionalmente, essa aferição é qualitativa. Mas, a adoção de ferramentas tecnológicas no ecossistema de saúde está mudando as coisas.

Antes, bastava escanear documentos, muitos deles escritos à mão. Agora os registros digitais em saúde se tornaram plataformas robustas, compostas de formulários de campos editáveis, viabilizando a geração automática de dados estruturados.

Mesmo em registro de dados não-estruturados, o desenvolvimento e a popularização de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) tem permitido aferir informações de relatórios de textos livres, como laudos de exames de imagem ou formulários clínicos. A criação e consolidação de léxicos e ontologias médicas reforça a padronização, a integração e a semântica para geração de arquivos digitais, favorecendo a interoperabilidade de sistemas, com maior fluidez na geração e intercâmbio de dados em saúde.

O processamento e o armazenamento dessa imensa quantidade de dados vem se beneficiando dia após dia da Lei de Moore, que diz que o crescimento exponencial da capacidade computacional é acompanhado da redução de custos nas mesmas proporções. A computação em nuvem reduz a necessidade de espaços físicos ocupados por servidores locais, aumentando a segurança de dados, a interoperabilidade e a mobilidade. A tecnologia 5G, por sua vez, tem como principal premissa acessos e transferência de dados em tempo real, com baixos períodos de latência e altas velocidades de transmissão.

O ambiente formado por essas ferramentas tecnológicas abre caminho para um cenário de melhor aferição de desfechos clínicos, tornando possível a mensuração objetiva de cada interação entre prestadores e pacientes. A avaliação dos desfechos permite a estratificação das interações, identificando, entre os prestadores, os extremos de performance, premiando com maior remuneração ou com mais pacientes os profissionais que geram mais valor.

Tudo isso facilita a criação de perfis demográficos e epidemiológicos, reunindo elementos para elaboração de protocolos assistenciais específicos para o perfil da população. Dados gerados em tempo real aumentam a precisão de algoritmos de inteligência artificial e não deixam de lado estratégias individualizadas para os pontos fora da curva (outliers).

A corrida pelos dados já está a todo vapor. As empresas direcionam montantes significativos do orçamento para o recrutamento de cientistas de dados, trazendo-os para o centro do planejamento estratégico e para a construção de data lakes, cujo conteúdo torna-se um ativo cada vez mais valioso.

A ciência de dados aplicada à saúde permite a cada player renunciar à custódia isolada das informações, compartilhando-as em uma rede global e descentralizada, possibilitando maior troca de informações, transparência e valor para todos os envolvidos. É a formação do verdadeiro big data.

Os registros unificados e o acesso universal trazem, finalmente, o paciente para o centro do cuidado. Tecnologias como blockchain e tokenização, assim como a evolução de legislações de proteção de dados sensíveis, empoderam o indivíduo. O paciente decide quem deve ter acesso aos seus dados de saúde, em qual momento e para qual finalidade.

A ideia de Geração de Valor em Saúde tem finalmente uma nova perspectiva. Os vencedores serão aqueles que conseguirem ser mais eficientes no manejo das condições clínicas, na promoção de saúde total preditiva e preventiva, no melhor desfecho dos pacientes e na entrega de uma melhor experiência. Está inaugurada a era do open health: estamos prontos?

Artigo escrito em parceria com o Dr. Ronald Trindade – Médico Radiologista do Grupo Alliar e da DASA.

Compartilhar:

Colunista

Colunista Gustavo Meirelles

Gustavo Meirelles

É fundador, investidor e conselheiro de startups, principalmente na área da saúde. Médico radiologista, com especialização, doutorado e pós-doutorado no Brasil e no exterior. Tem experiência como executivo de grandes empresas de saúde, com MBA em gestão empresarial. Mais informações em: www.gustavomeirelles.com.

Artigos relacionados

Imagem de capa Aceite as limitações dos LLMsAssinante

Tecnologia e inovação

19 Dezembro | 2023

Aceite as limitações dos LLMs

Superestimar a capacidade dos grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, pode levar a resultados pouco confiáveis. Para lidar melhor com eles, é importante entender primeiro como funcionam

Mikhail Burtsev, Martin Reeves e Adam Job
Imagem de capa Open source contra os hackers da IA generativaAssinante

Tecnologia e inovação

19 Dezembro | 2023

Open source contra os hackers da IA generativa

A contratação de serviços de inteligência artificial pode expor seus dados e deixar sua empresa nas mãos das big techs. Mas existem alternativas. Estamos vivendo o início de uma fase semelhante à que deu origem ao Linux nos anos 1990, quando desenvolvedores do mundo todo se dedicaram a enfrentar os desafios da nova tecnologia com soluções de código aberto, disponíveis para todos – e veja cinco modos de administrar os respectivos

Aron Culotta e Nicholas Mattei
Imagem de capa Como aplicar IA generativa na inovação corporativaAssinante

Tecnologia e inovação

17 Dezembro | 2023

Como aplicar IA generativa na inovação corporativa

A nova tecnologia pode trazer eficiência e criatividade para a inovação em grandes empresas. Uma pesquisa recente mostra a realidade brasileira, os estágios de adoção em diversos setores, as oportunidades no horizonte e as barreiras de adoção

Maximiliano Carlomagno e Felipe Scherer
Imagem de capa Gestão pública 4.0: tecnologia para atender as demandas dos cidadãos

Tecnologia e inovação

15 Novembro | 2023

Gestão pública 4.0: tecnologia para atender as demandas dos cidadãos

A transformação digital pode ajudar na revolução da gestão municipal, melhorando a eficiência das instituições e fortalecendo a participação cidadã e a prestação de serviços mais ágeis, a partir dos aplicativos governamentais multiplataformas

Ana Debiazi e Aryana Valcanaia

2 min de leitura