11 min de leitura

Projeto de IA brasileiro melhora dinâmica do comércio internacional

A inspiração da Total Express foi a possibilidade de impulsionar, com uma inteligência artificial sob medida, a performance dos players do e-commerce crossborder – atividade que cresceu mais de 150% no País nos últimos cinco anos

Juliano de Conti
12 de julho de 2024
Projeto de IA brasileiro melhora dinâmica do comércio internacional
Link copiado para a área de transferência!

Aualmente chegam ao Brasil cerca de um milhão de remessas expressas diariamente para serem fiscalizadas e desembaraçadas pela Receita Federal nas unidades alfandegadas e de controle de fronteiras (portos e aeroportos). Trata-se de operações complexas, uma vez que o ato de nacionalização dessas mercadorias implica o pagamento de tributos de importação, visando equiparação e proteção do mercado e da indústria nacional, e pode haver devolução de produtos que sejam considerados perigosos ou estejam proibidos.

Como medida de controle de fronteiras, a Receita Federal do Brasil se vale de recursos eletrônicos. Por meio de análise automatizada seguindo regras preestabelecidas e histórico de operações anteriores, as declarações de importação são parametrizadas, já distribuindo diferentes produtos em diferentes canais. Eles podem entrar no canal verde, em que há recolhimento de tributos apenas com base nos dados declarados. Ou no canal amarelo, para o qual se demanda documentação que ampare a transação de compra e venda e o transporte dos lotes. Ou ainda no canal vermelho, me que é exigida ainda a analise física dos lotes, essa inspeção física, seja por meio de imagem ou com a abertura dos volumes).

Dois caminhos rumo à automação
Este conteúdo faz parte da edição #22 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Juliano de Conti
Juliano de Conti é diretor-executivo de tecnologia da informação (CIO) da Total Express.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui