6 min de leitura

Plataformas corporativas não são redes sociais

Do palco digital para autopromoção a ambiente de compartilhamento ativo de conhecimento. Pesquisa propõe abordagem alternativa para avaliar comportamento dos usuários e construir plataforma corporativa verdadeiramente dinâmica

Burcu Bulgurcu, Wietske Van Osch e Gerald C. Kane
13 de junho de 2024
Plataformas corporativas não são redes sociais
Link copiado para a área de transferência!

Ao adotar o trabalho remoto, em maior ou menor grau, muitas empresas ficaram cada vez mais dependentes de plataformas de colaboração digital que permitem que os funcionários trabalhem juntos, gerenciem projetos e resolvam problemas à distância. Mas a eficácia dessas ferramentas, na prática, é muitas vezes limitada. O problema nem sempre está nelas, mas na forma como são utilizadas.

Pesquisas anteriores já mostraram que o que impacta a utilidade das plataformas corporativas é a baixa adesão dos funcionários. Mas nós observamos outra tendência: os usuários postam conteúdo antes mesmo de ler o que já foi escrito por outras pessoas. Ou seja, a questão não é a falta de contribuições, mas de interações com os colegas. O velho problema de falar muito e escutar pouco.

Dois caminhos rumo à automação
Este conteúdo faz parte da edição #22 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Burcu Bulgurcu, Wietske Van Osch e Gerald C. Kane
Burcu Bulgurcu é professora da Ted Rogers School of Management da Toronto Metropolitan University (Canadá). Wietske Van Osch é pesquisadora em mídia social empresarial e colaboração digital e professora do Departamento de Tecnologias da Informação da HEC Montréal (Canadá). Gerald C. Kane é professor de administração e do Departamento de Sistemas de Informação Gerencial da Terry College of Business da University of Georgia (EUA). Este projeto foi financiado em parte pela National Science Foundation (IIS-1749018) e pelo programa Canada Research Chairs.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui