Por mais que o setor financeiro invista um bocado em novas tecnologias, clientes ainda não estão satisfeitos
A transformação digital tem levado muitas empresas a um melhor desempenho econômico e social. O avanço acelerado das novas tecnologias digitais as leva a adaptar seus serviços, produtos e processos a uma nova realidade. Por sua vez, a digitalização aumenta as oportunidades para as organizações criarem modelos de negócios inovadores e se posicionarem ante os desafios da agenda ESG.
Uma pesquisa realizada na FIA Business School desenvolveu uma estrutura para implementação bem-sucedida da transformação digital. Focando nas capacidades dinâmicas gerenciais, foi possível observar como organizações reagem a mudanças aceleradas de tecnologias ou de mercado por meio da atuação da liderança, com a combinação de competências sociais, cognitivas e gerenciais.
Hoje observamos que a transformação digital é um fenômeno complexo e desafiador para os líderes e demais colaboradores da empresa. Envolve uma adaptação contínua da organização, e não há um ponto final para sua implementação, pois as empresas estão em constante mudança. Além disso, as tecnologias digitais evoluem de modo acelerado, resultando em mais volatilidade, complexidade e incerteza.
Um estudo realizado em 2019 pela Egon Zehnder destaca os fatores críticos para a transformação digital nas empresas: 58% acreditam que o compromisso do executivo é o ponto principal para a transformação digital. Já para 57%, é a maneira de trabalhar a cultura da empresa. E, para 26%, o que conta mesmo é o senso de urgência.
Nos últimos dez anos, observamos que o setor financeiro vem sendo intensamente impactado pela transformação digital. Por ser um mercado competitivo, os investimentos em tecnologias são intensos, mas ainda assim não alcançam a velocidade desejada pelos clientes.
Ainda com base na pesquisa da FIA (feita junto a um banco que passa por processo de digitalização de seus negócios), identificamos 11 categorias essenciais à transformação, indo desde a execução com agilidade das inovações, até o papel da liderança no processo. A pesquisa demonstrou que a liderança da empresa reconhece a importância da transformação digital como forma de buscar diferencial competitivo junto ao mercado e aos clientes. Porém, muitos ainda não conseguem esclarecer como a implementação ocorre na prática e quais atributos são decisivos para o seu sucesso.
A pesquisa apontou ainda a falta de evidências de que a transformação digital esteja sendo efetivamente implantada. Isso confirma que a falha no processo ocorre pela ausência de modelos adequados e de uma governança robusta, liderada por objetivos e indicadores claros e transparentes.
É importante que as empresas de diversos setores comecem a implantar a transformação digital de forma efetiva no Brasil. Sua empresa está se preparando para a maturidade digital?