A estratégia de uma empresa é definida por seus KPIs. A inteligência artificial pode ajudar a definir quais resultados deverão ser medidos, e de que maneira, bem como sua prioridade
Muitos executivos que desejam compreender e explorar a Inteligência Artificial (IA) em suas companhias viajam para o Vale do Silício para se inteirarem das tecnologias e suas promessas. Encorajados por conhecimento superficial de algoritmos, eles retornam compartilhando um objetivo: definir quais produtos, serviços e processos a IA pode enriquecer ou inspirar para melhorar vantagens competitivas. Eles também acreditam que uma estratégia abrangente de IA é essencial ao sucesso.
Essa crença bem intencionada está superada. Ter uma estratégia para IA não é suficiente. Criar uma estratégia com a IA importa tanto quanto, ou mais, para explorar e extrair vantagem de oportunidades estratégicas. Essa distinção não é só um truque semântico. O sucesso na vida real requer que essas duas estratégias sejam complementares e interdependentes. As estratégias para capacidades novas demandam capacidades gestoras e ênfases diferentes das exigidas por estratégias com essas capacidades.