As tendências de negócios provocadas por mudanças de tecnologia e de comportamento e detectada pela Accenture em seu relatório anual estão sendo aceleradas pela pandemia. Entenda o conjunto de sete tendências e a metatrend que costura todas elas: o realinhamento dos fundamentos
Economia e política, capitalismo e recursos, tecnologia e sociedade há muito se entrelaçaram, mas só recentemente as consequências desse entrelaçamento irromperam na consciência pública – impulsionadas, ironicamente, pelas próprias tecnologias que tornaram possível tal interconectividade.
Questões sobre a trajetória de crescimento sem fim do capitalismo, tendo o lucro como única métrica, passaram de protestos nas ruas para as salas de reuniões da diretoria de muitas empresas.
A busca de valores, tendência em 2019, evoluiu para uma reavaliação do propósito e do lugar ocupado no mundo por governos, empresas e indivíduos.
Enquanto isso, a tecnologia continua a criar mudanças: atualmente, ela vem mudando a forma do dinheiro, reconhecendo nosso corpo como um tipo de assinatura e criando digital twins para nós.
A metatrend de 2020 é nada mais, nada menos que um grande realinhamento dos fundamentos que nos sustentam, uma chance única para inovar em modelos de negócios, serviços e produtos em torno de novas definições de valor.
Para empresas com a coragem de reconhecer esta metatrend, existem muitas oportunidades – e desafios – à vista. Por exemplo, ela questiona a definição de sucesso empresarial, até então sustentado pela filosofia do lucro como única diretriz.
Esse realinhamento também conduz a uma potencial inovação icônica, que vai além das startups e engloba negócios mais tradicionais que precisarão trabalhar em conjunto para que mudanças aconteçam a nível industrial.
Enquanto isso, as pessoas continuam a ter comportamentos cada vez mais fluidos, mudando constantemente entre segmentos demográficos tradicionais de formas que parecem contraditórias.
Uma coisa é bastante provável daqui para a frente: aqueles que abraçarem uma visão de longo prazo – a começar pelo seu impacto sobre o mundo e a sociedade, e abraçando a complexidade sistêmica do mundo – vão despontar como vencedores.
Veja a seguir um sumário das tendências que destacamos para este ano:
1 –As muitas faces do crescimento –Como definir e medir crescimento para diferentes stakeholders.
2 –O dinheiro já não é o mesmo – Transações e pagamentos como fonte de inovação e vantagem competitiva.
3 –Códigos de barra ambulantes – Novos serviços, habilitados por 5G, para a dissolução de interfaces.
4 –Pessoas líquidas – É hora de repensar como oferecer produtos e serviços na era do consumo consciente.
5 –Design inteligente –Como desenvolver a IA para ajudar a inteligência humana a passar para o próximo nível de criação de valor.
6 –Gêmeos digitais – Uma nova forma de representação das pessoas são os digital twins.
7 –Design centrado na vida – O novo papel do design em 2020.”