Centro de formação executiva focado em liderança, inovação e curadoria de conteúdos para líderes e gestores do futuro.

Conheça mais

O portal brasileiro da faculdade de gestão do MIT, trazendo conteúdo de qualidade e confiável sobre o tema.

Você está aqui

Acesso a estudos exclusivos e materiais de ensino produzidos pela faculdade de negócios de Harvard.

Versão brasileira do portal referência em negócios na China, endossado pela universidade de negócios Cheung Kong.

Conheça mais
O CNEX faz parte do ecossistema Atitus. Conhecimento, tecnologia e inovação. Conectadas com o mesmo propósito: o seu futuro.

Status de leitura

Faça login para usar este recurso

Crie uma playlist

Faça login para salvar este conteúdo em suas playlists

Não lido

©2026 MIT Sloan Management Review Brasil. Todos os direitos reservados. A reprodução, total ou parcial, é proibida sem a autorização prévia e expressa do CNEX.

Crie uma equipe X para enfrentar a incerta era digital

Times com foco externo à organização, os “x-teams”, podem impulsionar inovação e desempenho. Sua adoção, no entanto, requer uma grande mudança de mentalidade

Deborah Ancona e Henrik Bresman
25 de setembro de 2025
22 min de leitura
Crie uma equipe X para enfrentar a incerta era digital

Já se passaram mais de 20 anos desde que identificamos pela primeira vez um novo tipo de grupo de trabalho surgindo em organizações inovadoras. Os “x-teams” empreendedores e com foco externo provaram aumentar a agilidade e a velocidade de execução das organizações diante de mudanças rápidas e incertezas, e têm sido usados com sucesso no desenvolvimento de produtos, vendas, fabricação e liderança sênior.

No entanto, embora os x-teams sejam particularmente relevantes para o ambiente de negócios desafiador de hoje, eles ainda são encontrados em um número relativamente pequeno de empresas e organizações sem fins lucrativos. As abordagens predominantes para treinar e gerenciar equipes não mudaram muito.

Na maioria das organizações, os gestores preocupados com o trabalho em equipe ainda se concentram principalmente na dinâmica interna do grupo. As equipes x, por outro lado, combinam esse foco interno com uma forte orientação para o alcance externo e o aprendizado. Eles alcançam os stakeholders de dentro e de fora de suas empresas. Sua ênfase na ação em rede ajuda a distribuir a liderança para todos os níveis da empresa. E, à medida que as organizações eliminam a burocracia e se tornam mais ágeis e conectadas em rede, os x-teams se tornam os blocos de construção desses novos projetos arquitetônicos.

Estudos em andamento sobre x-teams produziram novos insights sobre por que eles são bem-sucedidos – ou não – e como maximizar a chance de sucesso com esse modelo para organizar a colaboração. Nós e outros pesquisadores descobrimos que as dificuldades em adotar a abordagem x-team são normalmente causadas por visões antiquadas sobre equipes em todos os níveis, confusão sobre como compor x-teams e uma falta de compreensão sobre como gerenciar as atividades desses grupos. Neste artigo, revisaremos brevemente esses desafios – que em grande parte decorrem da inércia – e descreveremos os fatores de sucesso que observamos entre x-teams de alto desempenho.

Este conteúdo é exclusivo para pagantesJá tem acesso? Fazer loginAssinar

Você leu o post? Então faça login e tenha acesso ao recurso de “Marcar como lido”.

Deborah Ancona e Henrik Bresman
Deborah Ancona é professora de gestão na MIT Sloan School of Management e fundadora de seu MIT Leadership Center. Henrik Bresman é professor associado de comportamento organizacional no Insead, França.

Deixe um comentário

Ouvir
Bookmark (0)
Please login to bookmark Close
Exportar
Share
Conteúdo das editorias Gestão de talentos e Liderança e cultura

Para você Faça login para ver sugestões personalizadas

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui