5 min de leitura

No coração do agro, ela quer ser polo de economia verde

Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, lança uma série de iniciativas parase tornar referência internacional em sustentabilidade

Paulo Renato Ardenghi
30 de julho de 2024
No coração do agro, ela quer ser polo de economia verde
Link copiado para a área de transferência!

Por que isso importa? Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os desafios ambientais mais urgentes até 2030 incluem a escassez de água, a gestão de resíduos e as emissões globais de gases de efeito estufa. A solução nas cidades passa por ações que vão desde a mobilidade sustentável até a transformação digital dos serviços. A cidade de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, está vivendo essa mudança. Nos últimos dez anos, ela viveu uma grande transformação, com um aumento de 84% na população, segundo o Censo Demográfico de 2022, chegando a 83,8 mil habitantes. Para os próximos dez anos, a ideia é que ela se torne um polo de inovação verde e de soluções sustentáveis, conservando a abundância de recursos naturais, ampliando o agronegócio por meio de novas tecnologias e criando uma nova matriz econômica. É um processo fruto do pacto entre poder público, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de ensino.

Sustentabilidade na terra do agronegócio

Mato Grosso é reconhecido pelos avanços no agronegócio e pelo alto índice de produtividade. Os dados comprovam: segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o estado responde por 18,2% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), sendo o maior produtor nacional de grãos, especialmente soja e milho.

Como navegar em um mar de riscos
Este conteúdo faz parte da edição #15 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Paulo Renato Ardenghi
Paulo Renato Ardenghi é fundador e CEO da Wise Innovation e professor em MBAs de gestão da inovação. Foi um dos principais articuladores do Pacto Alegre, iniciativa de Porto Alegre para a inovação.

Este conteúdo está tagueado como:

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui