Pesquisas mostram que a movimentação lateral oferece um ganha-ganha para a satisfação dos funcionários e para o resultado do empregador
Em um mercado de trabalho disputado, as empresas ficam vulneráveis à perda de talentos quando as oportunidades de carreira dentro da organização não são mais atraentes para os funcionários.
De acordo com dados da Pew Center Research, mais de 60% dos funcionários dos Estados Unidos que se demitiram em 2021 citaram a falta de oportunidades de avanço na carreira como uma das principais razões para sair. Já um estudo recente de pesquisadores da MIT Sloan School of Management, da Stern School of Business da Universidade de Nova York e da Revelio Labs descobriu que oportunidades laterais de carreira têm mais que o dobro de relevância se comparados à remuneração ao se tratar da retenção de funcionários. Além disso, esses movimentos entre diferentes papéis permitem que os colaboradores experimentem o crescimento profissional e desenvolvam novas habilidades. No entanto, nossa pesquisa concluiu que apenas 10% das oportunidades de trabalho hoje são preenchidas com movimentações laterais internas.