Destrave o valor para os clientes (mesmo!)

Destrave o valor para os clientes (mesmo!)

Editorial

Na infância, viajava bastante com meus pais pelo interior paulista. Eu me lembro de os canaviais marcarem a paisagem e me lembro de não vê-los com bons olhos: me contavam de seus boias-frias e que empobreciam o solo, e eu detestava garapa [risos].

As fazendas de cana evoluíram muito. Tornaram-se negócios sucroenergéticos e estão se tornando IFES, que é a sigla em inglês para sistemas integrados de alimentos e energia.

Não só ficaram sustentáveis como podem vir a contribuir para a descarbonização do planeta de maneira desproporcional – gerando bioenergia, capturando carbono do solo, garantindo matéria-prima para desenvolvimentos biotecnológicos, como a carne sintética. Só que o setor tem um imenso desafio: conquistar lugar de fala.

Como a maior parte da produção científica sobre descarbonização vem do Norte global, é lá que se fala o que fazer. E eles não conseguem entender que as diferenças entre países tropicais e temperados levam a soluções diferentes. Escaláveis, como mostra o mapa de regiões tropicais abaixo. E algumas, exportáveis.

Curiosamente, esta edição resvala em muitos lugares de fala.

Por exemplo, o estudo comparativo de avaliações ESG de empresas globais, que revela um ponto cego nas medições, dá a uma agência de rating ESG brasileira um lugar de fala ao sol. E foi um banco espanhol que contratou a agência brasileira.

Respeitamos o lugar de fala dos profissionais tech no estudo que MIT SMR fez em parceria com Generation Brasil e Landtech (Talenses Group) e sob a batuta da professora Maria José Tonelli, da FGV Eaesp. Em vez de falar dos techies, deixamos que falassem e ouvimos. Todos veem as cachaças que eles tomam e não os tombos que levam. Não é? E se evitar esses tombos fosse uma maneira de as empresas os atraírem e reterem?

Têm lugar de fala ainda os clientes, no Report especial, sobretudo na China. Os conselheiros de joint ventures têm lugar de fala no ótimo artigo sobre governança de JVs (Samarco está lá).

E o lugar de fala dos dados, hoje tão em alta, aqui é substituído pelo lugar de fala dos humanos que tomam decisões com base em dados, no texto de Robert Duque-Ribeiro sobre como monetizar dados. Pois faço votos de que você tenha muito lugar de fala em 2023. Feliz ano novo!!!

Destrave o valor para os clientes (mesmo!)
Adriana Salles

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