Liderança, inovação, sustentabilidade são as marcas do MIT que seus ex-alunos tentam difundir em nosso País
Ricardo Betti
Presidente do advisory board do MIT & MIT Sloan Alumni Club do Brasil
Rodolfo Fischer
vice-presidente doadvisory board
Enquanto muita gente sofreu com a digitalização às pressas na quarentena da Covid-19, pelo menos uma organização continuou a vida como sempre foi. Essa foi o MIT & MIT Sloan Alumni Club do Brasil, entidade fundada em 1999, que mudou de nome algumas vezes, mas sempre manteve os mesmos objetivos.
Além de manter a proximidade com a organização-mãe, o MIT, ao acompanhar de perto o que acontece por lá, o Club proporciona a troca de experiências com ex-alunos de todo o mundo. Um resultado da ligação com o MIT e da troca mundial é a eficiente máscara de proteção para profissionais da saúde de polímeros. Foi desenhada, prototipada, testada e produzida em uma semana no MIT, por 100 pessoas de áreas diferentes sob a liderança do professor de engenharia mecânica Marty Culpepper, com base numa abordagem “mão-na-massa”, e a um custo de US$ 2,79 cada. E foi replicada rapidamente em várias partes do mundo, entre elas, o Brasil, pelas organizações de ex-alunos e com intensa troca de experiências.