Design-driven 10 min de leitura

O pensamento do design e o marketing se encontram

Conheça abordagem de sete passos que busca unir marketing e design para aprofundar o conhecimento sobre os clientes, entendendo seus comportamentos, atitudes e valores, além de segmentá-los melhor e gerar mais valor para os negócios

Socorro Macedo
1 de agosto de 2024
O pensamento do design e o marketing se encontram
Link copiado para a área de transferência!

“Comportamentos e valores dos consumidores vêm sendo alterados no decorrer do tempo, especialmente com a transformação digital. Tendências foram antecipadas, diferentes comportamentos surgiram, novas redes apareceram, novas tecnologias começaram a ser pautadas nas rodas de conversas. Uma das maiores mudanças aconteceu com o consumidor, que não segue mais uma lógica “broadcast”, de comunicação em massa e com atenção interrompida por anúncios e comerciais. Agora, esse cliente está conectado em rede e tem o poder de interferir nas escolhas e na percepção de outros consumidores.

Essa mudança tem requerido um novo olhar sobre o cliente e seus comportamentos. Em 2021, no livro Marketing 5.0, o autor americano Philip Kotler adianta isso. Ele reconhece que a rapidez dos mercados que se reinventam rapidamente, atrelados aos serviços cada vez mais customizados às necessidades de cada pessoa, tem desafiado as corporações na compreensão dos consumidores. E traz a aplicação da tecnologia no marketing e a importância da geração de valor na jornada do cliente.

Fantasmas na estratégia
Este conteúdo faz parte da edição #21 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Socorro Macedo
Socorro Macedo é cofundadora e head de inovação em marketing da LeFil, consultoria de marketing com sede no Porto Digital, no Recife (PE). Formada originalmente em comunicação, negócios e marketing, ela desenvolveu a abordagem retratada neste artigo em um mestrado de design.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui