Conheça abordagem de sete passos que busca unir marketing e design para aprofundar o conhecimento sobre os clientes, entendendo seus comportamentos, atitudes e valores, além de segmentá-los melhor e gerar mais valor para os negócios
“Comportamentos e valores dos consumidores vêm sendo alterados no decorrer do tempo, especialmente com a transformação digital. Tendências foram antecipadas, diferentes comportamentos surgiram, novas redes apareceram, novas tecnologias começaram a ser pautadas nas rodas de conversas. Uma das maiores mudanças aconteceu com o consumidor, que não segue mais uma lógica “broadcast”, de comunicação em massa e com atenção interrompida por anúncios e comerciais. Agora, esse cliente está conectado em rede e tem o poder de interferir nas escolhas e na percepção de outros consumidores.
Essa mudança tem requerido um novo olhar sobre o cliente e seus comportamentos. Em 2021, no livro Marketing 5.0, o autor americano Philip Kotler adianta isso. Ele reconhece que a rapidez dos mercados que se reinventam rapidamente, atrelados aos serviços cada vez mais customizados às necessidades de cada pessoa, tem desafiado as corporações na compreensão dos consumidores. E traz a aplicação da tecnologia no marketing e a importância da geração de valor na jornada do cliente.