Centro de formação executiva focado em liderança, inovação e curadoria de conteúdos para líderes e gestores do futuro.

Conheça mais

O portal brasileiro da faculdade de gestão do MIT, trazendo conteúdo de qualidade e confiável sobre o tema.

Você está aqui

Acesso a estudos exclusivos e materiais de ensino produzidos pela faculdade de negócios de Harvard.

Versão brasileira do portal referência em negócios na China, endossado pela universidade de negócios Cheung Kong.

Conheça mais
O CNEX faz parte do ecossistema Atitus. Conhecimento, tecnologia e inovação. Conectadas com o mesmo propósito: o seu futuro.

Status de leitura

Faça login para usar este recurso

Crie uma playlist

Faça login para salvar este conteúdo em suas playlists

Não lido

©2026 MIT Sloan Management Review Brasil. Todos os direitos reservados. A reprodução, total ou parcial, é proibida sem a autorização prévia e expressa do CNEX.

Por que tantos projetos de ciência de dados fracassam

Organizações podem se beneficiar mais das análises sofisticadas identificando e superando cinco obstáculos frequentes

Mayur P. Joshi, Ning Su, Robert D. Austin e Anand K. Sundaram
30 de julho de 2024
12 min de leitura
Por que tantos projetos de ciência de dados fracassam

Cada vez mais empresas estão adotando a ciência de dados como atividade ou competência, mas muitas não têm conseguido obter resultados consistentes de seus investimentos em big data, inteligência artificial ou machine learning. Pode-se até dizer que é crescente a distância entre as que usufruem dos benefícios gerados daquelas que ainda lutam para alcançar resultados positivos.

Este artigo se baseia em uma pesquisa sobre iniciativas de ciência de dados de três bancos privados indianos, cujos ativos somam mais de US$ 200 milhões. O estudo incluiu observações in loco, entrevistas semiestruturadas com 57 executivos, gestores e cientistas de dados, além da análise de registros e documentos. Nossa pesquisa identificou os cinco erros de abordagem mais comuns quando se trata de ciência de dados, como se verá a seguir, com sugestões de como evitá-los, segundo os exemplos coletados.

Este conteúdo é exclusivo para pagantesJá tem acesso? Fazer loginAssinar

Você leu o post? Então faça login e tenha acesso ao recurso de “Marcar como lido”.

Mayur P. Joshi, Ning Su, Robert D. Austin e Anand K. Sundaram
Mayur P. Joshi é professor assistente de fintech na Alliance Manchester Business School, Manchester University. Ning Su é professor associado de administração geral, estratégia e sistemas de informação na Ivey Business School, Western University. Robert D. Austin é professor de Sistemas de Informação na Ivey Business School, Western University. Anand K. Sundaram é chefe de Análise da área de varejo no IDFC Bank.

Deixe um comentário

Ouvir
Bookmark (0)
Please login to bookmark Close
Exportar
Share
Conteúdo da editoria Tecnologia, IA e dados

Para você Faça login para ver sugestões personalizadas

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui